Os distritos de Braga e de Viana do Castelo vão ser bastante afetados pela tempestade que entrará em território nacional ao final da madrugada desta segunda-feira, havendo possibilidade de formação de tornados bem como de intensa atividade elétrica, fruto de um ciclone de três frentes que se estende desde a Noruega até ao oceano Atlântico.
De acordo com o Experimento Europeu de Previsão de Tempestades, conhecido como ESTOFEX (uma plataforma fundada há 20 anos que reúne meteorologistas europeus e estudantes de meteorologia), a zona Norte de Portugal e Galiza está em nível de severidade 2, por ventos, chuva forte, trovoadas e possibilidade de tornados, bem acima do nível 1 emitido para a restante Península Ibérica.
Os distritos de Braga e Viana do Castelo estarão sob aviso laranja, entre as 06:00 e as 12:00 de segunda-feira, por previsão de precipitação persistente, por vezes forte, e acompanhada de trovoada, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou hoje a população para a continuação do mau tempo até terça-feira, com chuvas e ventos fortes, reforçando o pedido para uma condução defensiva ou não atravessar zonas de cheias.
A Proteção Civil está a enviar mensagens por telemóvel (SMS) à população com avisos sobre o mau tempo esperado para os próximos dois dias.