Mau tempo: Contenção do paredão de Moledo começa na próxima semana, após nova derrocada

Data:

A presidente da Câmara de Caminha revelou hoje que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) inicia, na próxima semana, uma “intervenção de urgência” na praia de Moledo, depois de o mar ter levado parte da esplanada de um bar e ameaçar o farolim de aviso à navegação.

“Parte da esplanada do bar caiu. O farolim de aviso à navegação, também está em risco de derrocada. A capitania já foi hoje desligá-lo, porque vai cair nas próximas horas. Mal suba a maré às 15:30, vai cair, porque já se vê as fundações todas do farolim, situado à entrada da barra”, afirmou Liliana Silva.

Em declarações à agência Lusa, a autarca social-democrata adiantou que os engenheiros da APA estiveram hoje no local a avaliar a situação.

“Vão fazer uma intervenção de urgência até avançar a obra estrutural. O objetivo é haver condições para que as pessoas possam fluir, para os carros circularem, mas é sempre uma obra de remedeio. A intervenção vai demorar cerca de três a quatro semanas”, frisou.

Segundo Liliana Silva, a intervenção passa por “retirar as pedras que caíram e guardá-las, porque na intervenção mais profunda vão fazer falta”.

“Vão colocar geotêxtil, um muro com um material muito específico, e depois vão fazer um enroscamento à frente, tipo um puzzle, que vai funcionar como muro e o passeio vai ser feito em cimento. É uma mera obra de contenção para, pelo menos, voltarmos a ter alguma fluidez, para as pessoas poderem andar em segurança, para os carros poderem parar agora na época de balnear e, para a praia não estar com o ar de destruição que hoje apresenta”, especificou.

Liliana Silva adiantou que só no final desta intervenção imediata é que poderá ser avaliado se o bar tem condições para abrir este verão.

Para a intervenção na Duna dos Caldeirões, a Câmara de Caminha vai assinar um protocolo com a APA  “para retirar a areia do molhe sul e colocá-la em frente às Dunas dos Caldeirões”.

“Vai ser feito um restabelecimento de areia, porque temos uma mancha de empréstimo no molhe sul que vai ser transferida para a Duna dos Caldeirões”, em Vila Praia de Âncora.

Liliana Silva espera também que a Docapesca reponha o telhado da lota de Vila Praia de Âncora, que levantou durante uma das tempestades dos últimos meses.

“Já o devia ter feito intervenção. Hoje recebi um telefonema e fui informada que, durante a próxima semana, vão pôr o telhado da lota. Eles dizem que a partida para a semana começa a obra, mas no caso da Docapesca não sei”, afirmou.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Paredes de Coura investe 400 mil euros em albergue e na segurança do Caminho de Santiago

A Câmara de Paredes de Coura anunciou hoje um...

Previsão de chuva e trovoada coloca 10 distritos sob aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)...

Splash Family Festival: Cerveira promete um dia repleto de diversão para toda a família

O verão começa um pouco mais cedo em Vila...

Passeio Convívio Sénior 2026 leva seniores cerveirenses a Ribeira de Pena e Valpaços

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove,...