10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoLegislativas 2022: PS quer reforço da cooperação transfronteiriça entre pessoas, empresas e...

Legislativas 2022: PS quer reforço da cooperação transfronteiriça entre pessoas, empresas e instituições

À margem de uma ação de campanha no interior da Fortaleza de Valença, o cabeça de lista do Partido Socialista em Viana do Castelo defendeu a necessidade de se apoiar mais as iniciativas de cooperação entre as pessoas e as instituições dos dois lados da fronteira entre Portugal e Espanha. Para Tiago Brandão Rodrigues, “quem nasceu e cresceu ao lado do rio Minho, sabe bem da importância que as relações de fronteira tiveram no passado e presente da nossa comunidade. O desafio, agora, é cuidar do futuro de uma região que abrange 6,3 milhões de cidadãos entre a Galiza e o Norte de Portugal e 370 mil pessoas só no vale do Minho. Para isso, é necessário valorizar o património, as línguas que nos permitem ter um enetendimento comum, a cultura e as tradições que partilhamos mas, sobretudo, potenciar a economia de fronteira.”

Para o líder socialista, não basta reafirmar as relações de amizade e de irmandade entre a Galiza e o Alto Minho, é preciso avançar com projetos concretos que ajudem as pessoas, as empresas e o comércio em particular, propondo “a criação de um SIMPLEX Transfronteiriço que permita efetivar o estatuto do trabalhador transfronteiriço discutido nas duas últimas cimeiras luso-espanholas, mas também a implementação do 112 transfronteiriço, a criação do documento único para a circulação de menores e o lançamento de programas específicos de apoio ao comércio”.

Na volta que deu no centro histórico de Valença acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, pela deputada valenciana Anabela Rodrigues e por outros elementos da lista que lidera, Tiago Brandão Rodrigues foi recebido com carinho mas também com pedidos de apoio para superar o período pandémico. “As pessoas que vivem na fronteira, e os comerciantes em especial, têm passado momentos muito difíceis que queremos ajudar a superar. Nas conversas que têm comigo reconhecem o trabalho do Governo nas grandes obras como a modernização da Linha do Minho e a aposta no comboio de alta velocidade que ligará o Porto a Vigo com passagem por Valença, mas o que me pedem mais são ações que, embora mais pequenas, possam ter um efeito imediato. Esta proposta de simplificação de documentos e de processos entre quem vive e trabalha entre os dois países é fundamental para podermos cimentar um conjunto de relações que trarão sempre mais economia e mais riqueza ao Alto Minho” rematou Tiago Brandão Rodrigues.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares