A Casa do Povo de Lanhelas recebeu no passado sábado, dia 10 de junho, o Encontro Distrital das Casas do Povo de Viana do Castelo, numa iniciativa conjunta da Confederação Portuguesa das Casas do Povo e Casa do Povo de Lanhelas.
A sessão teve um momento musical inicial a cargo da Sociedade Musical Banda Lanhelense, que abrilhantou a receção aos convidados.
O Presidente da direção da Casa do Povo de Lanhelas, Tomás Antunes, fez a intervenção inicial de boas vindas, destacando a história e a importância das Casas do Povo na sociedade e no apoio às populações, enquanto instituições de apoio social, bem como de cultura, recreio e desporto.
O Presidente da Confederação Portuguesa das Casas do Povo, José Novais, congratulou-se com a realização deste encontro, felicitando a Casa do Povo de Lanhelas, pela vitalidade diária na área apoio social, mas também na cultura, com diversas atividades.
Foram abordados vários temas pelos dirigentes presentes, nomeadamente, o Presidente da Casa do Povo de Freixo, Ponte de Lima, comungou da necessidade das Casas do Povo equiparadas a IPSS se unirem através da Confederação para que possam fazer parte dos acordos coletivos de trabalho e ter tabelas salariais adequadas para os seus trabalhadores, a par de haver muitas dúvidas jurídicas relativamente à aplicação por parte das Casas do Povo das atuais tabelas salarias do setor social. Tendo ficado o compromisso da Confederação de brevemente reunir com especialistas da matéria de forma a abordar esta temática.
O Presidente da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo, destacou o papel cultural, recreativo e desportivo que as Casas do Povo devem ter no contexto das populações locais.
Neste momento de partilha e debate sobre os problemas, anseios e projetos das Casas do Povo, ficou patente a união e vitalidade destas instituições, no contexto local e nacional.
No encontro marcou também presença o presidente da Junta de Freguesia de Lanhelas, Adolfo Marrocos, que se congratulou com a escolha da freguesia para a realização do encontro. O autarca destacou a colaboração existente entre a Junta de Freguesia de Lanhelas com a Casa do Povo no desenvolvimento da sua atividade diária, promovendo e ajudando uma instituição de referência da Freguesia.
O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, saudou a realização deste evento no Concelho de Caminha, o que demonstra a vitalidade das instituições, e o papel fundamental das Casas do Povo, nas diversas atividades desenvolvidas, em especial pela Casa do Povo de Lanhelas.