21.2 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 29 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaJosé Meira continua a liderar o Etnográfico de Vila Praia de Âncora

José Meira continua a liderar o Etnográfico de Vila Praia de Âncora

José Augusto da Silva Brito Meira foi reconduzido na presidência do grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora para mais uma época folclórica, após a realização da Assembleia-geral Ordinária do Etnográfico.

“A poucos meses do encerramento das Comemorações do 40º Aniversário, previstas para Março de 2017, precisamente na altura em que o Etnográfico cumprirá o seu 41º Aniversário, o grupo inicia assim mais uma época que se prevê cheia de actividades em prol da cultura e das tradições de Vila Praia de Âncora, do Vale do Âncora e do concelho de Caminha”, pode ler-se num comunicado enviado ao Jornal O Caminhense.

Com várias realizações previstas no novo Plano de Ação para 2017, destacam-se a organização dos habituais Festivais de Folclore Nacionais e Internacionais com especial destaque para o ÂncoraFolk´17.

Outra actividade prevista para os primeiros meses do próximo ano será a gravação de um CD, actividade inserida num trabalho que irá ter uma grande relevância nacional, incorporando uma grande coletânea de Música Tradicional Portuguesa referenciada por todas as regiões do país, trabalho esse, que segundo José Meira será muito brevemente anunciado e publicitado na comunicação social.

Em “carteira”, e segundo o Presidente agora eleito, encontram-se um conjunto de convites para levar o Etnográfico ao estrangeiro, convites oriundos de Espanha, França e Suíça estarão em cima da mesa para o ano de 2017.

Previsto está igualmente e em conjunto com o Centro de Memória do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora a realização de uma grande Exposição Retrospetiva do 40º Aniversário do Etnográfico, precisamente para que dessa forma serem encerradas as comemorações deste que foi um marco de enorme importância para esta Associação Ancorense.

Para José Meira será este ano, uma vez mais, um momento para continuar a lutar pelo maior sonho do Etnográfico, conseguir uma Sede própria, segundo ele e apesar do Grupo se encontrar bem instalado no Centro Cultural de Vila Praia de Âncora é cada vez mais difícil encontrar espaço disponível para todas as actividades, bem como, para o acervo, os espaços são comuns no Centro Cultural e o espaço destinado ao Etnográfico está num “verdadeiro colapso”, “estamos quase a não poder entrar no espaço, uma vez que ele se encontra quase totalmente cheio com as nossas coisas”, afirma.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares