Inscrições abertas para Festa da História. Legado das Valquírias inspiram edição 2026

Data:

Os costumes, lendas e mitos da cultura nórdica regressam a Vila Nova de Cerveira com mais uma edição da Festa da História – Era Viking. Entre os dias 13 e 16 de agosto de 2026, o centro histórico convida a uma viagem ao universo viking, numa edição dedicada ao poder e ao simbolismo feminino da mitologia nórdica, evocando a bravura, o mistério e a imponência das lendárias Valquírias.

Pelo quinto ano consecutivo, a Festa da História – Era Viking convida visitantes e participantes a vivenciar uma atmosfera histórica, com animação temática e experiências imersivas para todas as idades. Neste sentido, mercadores, artesãos, taberneiros e associações que tenham interesse em integrar este evento emblemático e contribuir para esta recriação devem formalizar inscrição entre 18 de maio e 12 de junho, junto dos Serviços Culturais da autarquia, através do e-mail candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt ou do telefone 251 70 80 20.

A edição de 2026 assume um carácter especial ao destacar o universo feminino da mitologia nórdica, através de um subtema dedicado às Valquírias – figuras lendárias encarregues de escolher os guerreiros dignos de uma morte gloriosa. Na cultura viking, morrer com honra representava um dos maiores ideais de bravura e coragem, sendo a escolha de uma valquíria considerada uma distinção suprema. Símbolos de poder, destino e espiritualidade, as Valquírias continuam a fascinar gerações, e vão impressionar também Vila Nova de Cerveira!

Organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, com produção da Associação Velha Lamparina, a Festa da História volta a ocupar vários espaços emblemáticos da vila, entre os quais o Terreiro, Rua César Maldonado, Rua Costa Pereira, Rua Costa Brava, Baluarte de Santa Cruz, terreno paralelo à Rua Dr. José Pedreira (em frente ao Arquivo Municipal), Rua Dr. José Duro, Praça Alto Minho, Rua Queirós Ribeiro e Avenida dos Pescadores.

Entre recriações históricas, animação itinerante, gastronomia, música e artes tradicionais, a Festa da História – Era Viking já está consolidada como um dos eventos temáticos mais marcantes da região.

As Normas de Participação encontram-se disponíveis no website do Município – https://bit.ly/ParticipaçãoFestadaHistoria2026

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

GNR reforça segurança do Caminho Português da Costa com drones e pulseiras

A procura pelo Caminho Português da Costa para Santiago...

Executivo Caminhense reúne esta quarta-feira em reunião ordinária

A Câmara Municipal de Caminha vai reunir em reunião...