Jorge Duarte, com um tempo de 04:42: 21, do Garmin Olímpico de Oeiras, e a espanhola Mar Zamuz a correr como individual, com 05: 40:11, ganharam o II Triatlo Longo, disputado este Domingo em Caminha, e de onde saíram os campeões nacionais de triatlo longo por Grupos de Idade.
No sector feminino, como a galega Mar Zamuz não conta para o nacional, foi Ângela Fernandes, do Pedalarte Triatlo, a arrecadar o título nacional neste escalão.
A Associação de Triatlo de Caminha, que organizou a prova, conseguiu subir ao pódio com um segundo lugar na Estafetas Absoluta.
O II TRiatlo Longo de Caminha foi disputado numa distância conhecida como “Half-ironman”, com natação no rio Minho, ciclismo na Serra d´Arga e corrida ao longo da Costa, entre Caminha e Vila Praia de Âncora. Foram quase 2 quilómetros a nadar, 90 quilómetros a pedalar, e mais de 21 a correr.
Nada que assustasse Jorge Duarte, que conquistou o primeiro lugar na categoria Absoluta Masculinos.
Um balanço positivo, que é corroborado por João Pedro, da Associação de Triatlo de Caminha, uma das três entidades responsáveis pela organização da prova. João já pensa no próximo ano e na terceira edição do Triatlo Longo de Caminha.
Uma aposta partilhada pela Câmara de Caminha. O vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Rui Teixeira, diz que este é o tipo de eventos em que o município deve empenhar-se em realizar para atrair visitantes.