Pela primeira vez, Os Fura Montanhas participaram, no dia 31 de Janeiro, no já famoso Trilho dos Abutres, em Miranda do Corvo. Esta é uma das provas de trail mais antigas realizadas em Portugal, contando com participantes de diversos pontos do mundo. Foram cerca de 1500 atletas os que participaram nas diferentes provas – Ultra Trail de 50Km, Trail 25Km e caminhada 11Km.
Este ano, as condições meteorológicas forçaram o adiamento da partida do Ultra para as 10 horas da manhã e do trail para as 10.30h, pois a chuva que caiu nos dias que a antecederam obrigaram a organização a verificar a segurança em diversos pontos de passagem.
À partida, os dois representantes dos Fura Montanhas alinharam ao lado dos 534 atletas, que se apresentaram para percorrer os duríssimos 50Km do Ultra Trail. Esta prova, com um desnível positivo de 2458m e com o ponto mais alto a cerca de 900m de altitude, revelou-se uma autêntica pista de obstáculos, com quilómetros de percurso na lama ou dentro de ribeiras em fúria por causa das chuvas intensas. Nas zonas de maior altitude, o frio e o vento também se faziam sentir com grande intensidade, provocando desagradáveis sensações térmicas.
Foi neste cenário que os nossos atletas conheceram diferentes desfechos nas suas participações. O Fernando Cunha parou para socorrer outro participante lesionado e, com este percalço, perdeu tempo precioso para chegar ao controlo apertado dos 29Km, que impedia de prosseguir todos os atletas que ali chegassem com mais de 5.30 horas. Neste ponto de passagem, por questão de segurança, foi barrada a passagem a inúmeros atletas. O Abílio Mina conseguiu terminar a sua prova em 7.10horas e ficando em 67º lugar da geral e 7º no escalão M45.
Esta foi uma das provas mais difíceis que estes dois atletas participaram, mas prometem voltar no próximo ano.
Relato escrito pelos Fura Montanhas