9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaFesta de São Martinho, padroeiro da Freguesia de Lanhelas

Festa de São Martinho, padroeiro da Freguesia de Lanhelas

A freguesia de Lanhelas vai estar em festa amanhã dia de São Martinho, Padroeiro daquela freguesia. A festividade incluiu missa na Capela dedicada àquele santo pelas 14.30 ao que se segue, às 15.30, uma procissão. A festa de São Martinho, que reúne as paróquias de Lanhelas, Seixas e Vilar de Mouros, termina com um magusto.

A capela de São Martinho é a mais antiga da freguesia e reza a história que terá sido Igreja Paroquial das freguesias de Lanhelas, Seixas, Sopo e Vilar de Mouros.

O dia de São Martinho é festejado um pouco por toda a Europa, mas as celebrações variam de país para país. Em Portugal é tradição fazer-se um grande magusto, beber-se água-pé e jeropiga. Esta é também uma altura em que se prova o novo vinho. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”.

De acordo com alguns autores, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas.

Reviver esta tradição na freguesia mais a norte do concelho de Caminha, é a sugestão que lhe deixamos. São Martinho em Lanhelas amanhã, a partir das 14.30.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares