Está a decorrer até ao próximo domingo, dia 4 de fevereiro, na cidade galega de Ourense, a 19ª edição do Xantar, Salão Internacional de Turismo Gastronómico que anualmente recebe a visita de milhares de apreciados da boa gastronomia galega e portuguesa.
O certame tem como objetivo promover o turismo e a gastronomia dos países aderentes, adiando tradição e inovação.
À semelhança das edições anteriores, o concelho de Caminha marca presença no certame com a apresentação de algumas iguarias bem características do concelho.
Para hoje o destaque vai para a solha seca que será apresentada a partir do meio dia. A broa de milho e o queijo de cabra curado também fazem parte da lista de produtos a apresentar.
Durante a tarde haverá degustação de Lampreia do Rio Minho com a apresentação do prato de lampreia panada com arroz de espigos, tarteletas de lampreia com presunto e Pão de cerveja e lampreia.
No Sábado dia 3 de fevereiro, o destaque vai para os produtos do mar com a sardinha e o espadarte a merecerem as atenções.
Este ano a Câmara de Caminha voltou a convidar a Festa do Mar e da Sardinha, organizada pelo Âncora Praia Futebol Clube, para estar presente no certame.
O ano passado o prato apresentado foi o arroz de sardinha, este ano a organização aposta na sardinha panada que será dada a conhecer aos galegos amanhã, como referiu à Rádio Caminha o presidente do Âncora FC, André Cunha.
Participar no certame é para André Cunha uma boa oportunidade ara promover a Festa do mar e da Sardinha junto dos Galegos.
O Festival Internacional do Bibe do Espadarte, que se realiza em Vila Praia de Âncora no mês de agosto, e que é organizado pela Baleeira Pescas, é outro dos eventos que vai estar em destaque amanhã na 19ª edição do Xantar.
A Chorinha e o Arroz de espadarte vão fazer as delicias dos visitantes do Salão Internacional de Turismo Gastronómico de Ourense que decorre até ao próximo domingo naquela cidade da Galiza.