17 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 25 Junho, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoFernando Nogueira: “Trabalhar com todos e para todos em prol de um...

Fernando Nogueira: “Trabalhar com todos e para todos em prol de um concelho de sucesso”

 

Fernando Nogueira tomou posse, este sábado, como presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, assumindo o segundo mandato. Durante uma sessão da Assembleia Municipal, e perante um Cineteatro cheio de Cerveirenses e de entidades de concelhos vizinhos, o autarca falou do passado mas, acima de tudo, elencou algumas das prioridades do executivo municipal para os próximos quatro anos.

 

“A partir de hoje queremos trabalhar com todos e para todos, respeitando todos por igual, como aliás foi apanágio nos últimos quatro anos. Os Cerveirenses reconheceram o nosso trabalho, depositaram confiança nesta equipa, e nós não vamos defraudar as suas expetativas. Todos merecem o nosso carinho e total entrega, por isso as pessoas estão sempre em primeiro lugar para fazer de Cerveira um concelho de sucesso”, começou por dizer Fernando Nogueira.

Sublinhando o percurso de continuidade de um projeto iniciado há quatro anos, Fernando Nogueira reforçou “a ambição de um concelho cada vez melhor”, através de projetos e desafios alicerçados num “programa sustentado e sustentável com linhas de ação muito realistas e consolidadas”.

Apontando para o futuro, uma das preocupações prende-se com a questão da demografia e da fixação dos jovens. “Ultrapassado o problema do desemprego, temos de ter especial atenção para o emprego com qualidade, procurar fixar empresas da mais elevada tecnologia e procurar fixar os jovens. E isso só se consegue se os pudermos cativar com habitação condigna”, afirmou Fernando Nogueira, acrescentando: “Esta é uma fragilidade detetada, e uma das prioridades para os próximos quatro anos é a criação de condições para que se construa habitação em Vila Nova de Cerveira, de forma a fixar os jovens, porque terão que ser eles a resolver o problema da demografia”.

O executivo municipal agora empossado vai dar especial atenção à promoção turística e a uma estratégia concertada muito importante. “Trabalharemos para aumentar a marca e a mais valia cultural que é ‘Cerveira, Vila das Artes’. No entanto, o nosso território é demasiado pequeno para nos isolarmos. Por exemplo, ao nível do turismo estamos a crescer cerca de 20% ao ano, mas também nas outras regiões do Minho. Não me interessa promover o território isoladamente. Temos de fazer uma promoção mais ampla e em conjunto com outras entidades, tornando-se muito mais eficaz”, assegurou.

Mas Fernando Nogueira enumerou ainda vários projetos que pretende consolidar rapidamente: “Desde logo, com ou sem financiamento, fechar a nossa Ecovia a sul (Gondarém a Lanhelas), apostar na promoção da Bienal Internacional de Arte, continuar com as intervenções na área do saneamento e nos edifícios da Escola Secundária de Vila Nova de Cerveira, do Castelo de Cerveira, e concretizar o projeto da ponte pedonal e ciclável entre Cerveira e Tomiño”.

Entre agradecimentos e felicitações, o edil cerveirense destacou a especial gratidão ao Presidente da Assembleia Municipal cessante, Vitor Nelson Torres, que, nos últimos oito anos, “como Cerveirense interessado e envolvido, assumiu este cargo com muito empenho, com elevada dedicação a Cerveira e aos Cerveirenses, sempre atento e com um profissionalismo extremo. Estou certo que vai continuar a estar connosco e a fazer parte desta equipa. Obrigado por percorreres este caminho por Cerveira”.

Fernando Nogueira proferiu ainda um reconhecimento aos trabalhadores municipais, por desempenharem um papel muito importante no projeto proposto em 2013. “Foi trabalho de maioria dos trabalhadores municipais que tornou possível a concretização do nosso programa praticamente na sua plenitude. Conto com todos para este próximo desafio”.

Em jeito de conclusão, o presidente recém-empossado fez questão de salientar que manterá uma política de e para as pessoas, de proximidade e de porta aberta. “Gosto muito de trabalhar em equipa e assim será para continuar. Prometemos ouvir as pessoas e ouvir as críticas. Não gosto de criticar as críticas, mas antes ouvir e pensar, para depois dar ou não andamento. Há que tomar opções e tomar decisões, e eu quando decido é sempre pelo que é melhor para o concelho e para as nossas populações”, assumiu.

Para além do executivo municipal, durante esta cerimónia foi igualmente instalada a nova Assembleia Municipal liderada por António Machado. De recordar que Fernando Nogueira foi reeleito, a 1 de outubro, para um segundo mandato, com uma maioria de três (PenCe) para dois vereadores do PS.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares