A Câmara Municipal de Caminha vai promover o Workshop de Escrita Criativa, com o blogger de viagens Filipe Morato Gomes. O workshop é gratuito e dirige-se a todas as pessoas que gostam de viajar e escrever; que queiram conhecer o mercado do jornalismo de viagens; a fotógrafos; a estudantes de Comunicação Social, a bloggers de viagens e a todos os que pretendam criar um blog. O workshop vai decorrer nos dias 4, 5 e 11 de novembro, na Biblioteca Municipal de Caminha. As inscrições terminam a 31 de outubro.
O workshop de Escrita Criativa é mais uma das iniciativas que o Município está a levar a cabo no âmbito da candidatura da valorização dos Caminhos de Santiago. Recorda-se que, está também a promover a iniciativa “Caminho da Leitura: Ciclo de Conversas”, com Richard Zimler, Joel Cleto, Júlio Magalhães, Ana Saldanha e Isabel Pires de Lima.
Este workshop vai ser orientado pelo conhecido blogger de viagens, Filipe Morato Gomes. Desde 2011, tem ministrado diversos workshops de Escrita de Viagens, em várias instituições, designadamente a Reitoria da Universidade do Porto, a Fundação Oriente, a Fundação Serralves ou a Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias.
“Viajar a pensar na escrita e escrever a pensar no leitor é o desafio. Como planar uma viajem? Quais as bases no terreno que possam conduzir a uma boa reportagem? Como estruturar uma boa história? Como vender as reportagens?”, são as questões que vão ser abordadas no workshop de escrita criativa.
Este workshop apresenta como conteúdos programáticos: planeamento de uma viagem de trabalho; as fases da escrita (do bloco de notas à edição); escolher tempos verbais; narrador presente ou ausente: a primeira linha; definir o rumo da história; a progressão e a importância do desenlace; os problemas e erros comuns (com análise de material publicado e recusado); o trabalho de campo no exterior, com o objetivo de recolher impressões para a elaboração de uma pequena crónica de viagens; a edição, análise e discussão das crónicas escritas pelos formandos e a partilha de experiências e conhecimentos.
Os interessados em participar deverão proceder à inscrição para [email protected] até 31 de outubro.
É de referir que a valorização do Caminho de Santiago – Caminho Português da Costa é uma das apostas da Câmara Municipal de Caminha. Assim, está a executar uma candidatura cujo investimento é de 236.526,10 €, montante financiado em 85% pelo Norte 2020 (FEDER). Esta candidatura tem como objetivos: a valorização e reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário de peregrinação e produto turístico; dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações a Santiago de Compostela fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios abrangidos; contribuir para o desenvolvimento de produtos estratégicos para esta região que permitam complementar a oferta existente e ainda promover a colaboração intermunicipal materializada na conceção, gestão e implementação de um projeto de natureza cultural, ambiental e turística.