8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoEurocidade Cerveira-Tomiño formalmente constituída

Eurocidade Cerveira-Tomiño formalmente constituída

Foi hoje formalmente constituída a Eurocidade Cerveira-Tomiño num ato simples, mas simbólico, em plena Ponte Internacional da Amizade. Mudança de designação perspetiva o trabalho em rede com outras Eurocidade da fronteira do Rio Minho, de forma a partilhar práticas e experiências em prol da qualidade de vida das populações.

Lembrando a longa história de cooperação entre as duas vilas e assumindo “um dia de emoção e de otimismo”, a alcaldesa de Tomiño frisou a participação vizinha como pilar fundamental para o êxito da Eurocidade. “Será muito importante que a sintam como sua, como mais uma ferramenta para encontrar soluções partilhadas para necessidades comuns”, afirmou Sandra González, acrescentando: “Temos trabalhado muito e com coração, pelo que esperamos que os dois governos também contribuam para consolidar esta velha aspiração da raia que é o comboio que pode unir o Eixo Atlântico. Um comboio da Coruña a Lisboa que derrube definitivamente fronteiras”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “viver num território transfronteiriço apresenta-se como um espaço de oportunidade e não de dificuldade”. Fernando Nogueira destacou que a estratégia futura de Cerveira e Tomiño, através da constituição da Eurocidade, visa aprofundar ainda mais as relações entre ambos os concelhos e “ambiciona trabalhar em rede com as outras Eurocidades da fronteira do Rio Minho, assim como participar em projetos mais amplos que envolvem todo o troço Internacional do Rio Minho, como é o caso do novo AECT Rio Minho”. O edil cerveirense frisou “mais um passo histórico nas relações entre Cerveira e Tomiño, mas também entre Portugal e Espanha, com ações que tenham impacto na qualidade de vida e felicidade das populações”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares