12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaEscuteiros de Seixas na abertura do Ano Escutista em Castelo de Neiva

Escuteiros de Seixas na abertura do Ano Escutista em Castelo de Neiva

No passado dia 13 de Outubro, Castelo do Neiva a acolheu cerca de 1300 escuteiros que participaram na Abertura do Ano escutista 2018/2019 da região de Viana do Castelo.
Esta é a atividade que marca o início de um novo ano de atividades da região, cujo tema integrador é “Amar”, tendo como figura inspiradora Santo Inácio de Loyola, uma figura de grande relevo na história da Igreja Católica, não só por ser o fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas), mas sobretudo, pelo seu singular percurso humano e crente.
Durante todo este dia, os escuteiros tiveram oportunidade de vivenciar o tema proposto para o novo ano, a partir de um conjunto de atividades diversificadas, de acordo com o Programa Educativo da respetiva secção. Para os mais jovens, os Lobitos (dos 6 aos 10 anos de idade), a Equipa de Atividades preparou um conjunto de jogos, tendo por base a recriação do caminho percorrido por Inácio de Loyola na sua incessante “busca por Deus”.

A II e III Secções – Exploradores e Pioneiros, partiram à descoberta de vários percursos pela freguesia de Castelo do Neiva, intercalados com um vasto conjunto de jogos e tarefas.

IV Secção – Caminheiros, foram desafiados a percorrer parte do Caminho Português da Costa – Caminhos de Santiago, desenvolvendo um conjunto de tarefas preparadas para esta Atividade Escutista.
Ao Final da Tarde, todo o contingente regional juntou-se para a Cerimónia Oficial da Abertura do Ano Escutista, antecedida pelo já habitual Sarau Escutista, o jantar-convívio partilhado por todos os 25 Agrupamentos presentes. Na cerimónia protocolar desta atividade, o Chefe Regional de Viana do Castelo, Manuel Vitorino desejou a todos os escuteiros e agrupamentos da região, um ano cheio de grandes atividades, agradecendo o empenho e a dedicação de todos os dirigentes e equipas que, ao longo dos anos, permitem a realização destas grandes atividades Escutistas. Em ano do 40º aniversário da sua fundação, o Chefe do Agrupamento local – 537 de Castelo do Neiva, José Figueiredo, agradeceu a presença de todos os escuteiros e entidades, congratulando-se pela vivacidade e legado reconhecido a este Agrupamento. Esta cerimónia protocolar contou com a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Castelo do Neiva, Paulo Torres, da Vereadora para a Coesão Social, Juventude, Voluntariado e Serviços Urbanos, Carlota Borges, e com o Pároco da Freguesia de Castelo do Neiva, Pe. Xavier Moreira, com palavras de apreço e incentivo a todos os presentes.
A Abertura do Ano Escutista é uma iniciativa promovida pela Junta Regional de Viana do Castelo em colaboração com o Agrupamento de Castelo do Neiva e contou com o apoio da Junta de freguesia local, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Instituto Português do Desporto e da Juventude (Programa PAJ).

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares