Os novos desafios não assustam os membros do Etnográfico de Areosa, que transformaram o Ensino a Distância numa nova oportunidade de sensibilizar os alunos da Escola Básica de Areosa, para a importância de conhecer o repertório e os instrumentos tradicionais.
Integrando as atividades letivas desta comunidade educativa, com o Projeto “Gosto do Vira”, há sete anos letivos, o Grupo Etnográfico de Areosa consegue manter esta sua parceria a distância, convidando um músico por semana para explicar as particularidades dos instrumentos musicais às crianças do terceiro e do quarto ano.
Estas acabam por incluir as respetivas famílias nestes momentos de aprendizagem, que também lhes permitem partilhar com os colegas aquilo que já sabem sobre música e sobre os instrumentos musicais que elas ou os seus familiares sabem tocar.
Os músicos convidados até à data (Flávio Cruz, João Gigante do Projeto “Phole” e Filipa Campainha) trouxeram para a aula online a sonoridade da Gaita de Fole(s), do acordeão diatónico (concertina), do cavaquinho e do bandolim.