17.5 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 22 Maio, 2024
spot_img
InícioNotíciasMundoEleições A Guarda: Liliana Silva e Alfonso Rueda apoiam Roberto Carrero (PP)

Eleições A Guarda: Liliana Silva e Alfonso Rueda apoiam Roberto Carrero (PP)

A vereadora Liliana Silva aproveitou a presença do presidente da Xunta da Galicia para sensibilizar o governante dos problemas comuns dos municípios das duas margens da foz do rio Minho. A falta de uma ligação efetiva a Espanha, o assoreamento do rio Minho e a instalação do parque eólico offshore estiveram na agenda política do encontro.

Roberto Carrero, candidato do Partido Popular de A Guarda apresentou ontem a sua candidatura ao Ayuntamiento daquela localidade galega, com o apoio de peso de Alfonso Rueda, atual presidente da Xunta da Galicia, eleito pelo PP. Marcou também presença no encontro a social democrata Liliana Silva da coligação O Concelho em Primeiro de Caminha.

Roberto Carrero, nas eleições agendadas para o próximo dia 28 de maio, procura alcançar a maioria absoluta em A Guarda, depois de ter vencido as últimas eleições naquele município galego sem que conseguisse formar governo.

2

Liliana Silva explicou o que a levou a marcar presença no lançamento da candidatura do seu homólogo em A Guarda.

 

A autarca aproveitou a presença de Alfonso Rueda para dar conta ao presidente da Xunta da Galiza dos problemas comuns que afetam estes municípios raianos, nomeadamente a falta de uma ligação rodoviária efetiva que ligue as duas margens e o assoreamento do rio Minho. Na agenda esteve também a sensibilização para a criação de uma euro-cidade.

Liliana Silva lembrou os quilómetros que ontem percorreu desnecessariamente para ir a A Guarda apoiar Roberto Carrero, apesar destas localidades estarem uma em frente à outra, apenas separadas pelo rio.

 

3

A instalação do parque eólico offshore estendido também a A Guarda com a colocação prevista de 26 ventoinhas é outro dos assuntos que preocupa a comunidade nas duas margens raianas da foz. Liliana Silva não quis desaproveitar a oportunidade para sensibilizar o presidente da Xunta da Galiza para o impacto que poderá provocar a instalação do parque eólico.

 

À margem da apresentação da candidatura de Roberto Carrero, a autarca lembrou a sessão de esclarecimento promovida pela Direção Geral dos Recursos Marítimos (DGRM) que ontem teve lugar em Caminha, para alertar Alfonso Rueda das semelhanças entre a instalação do parque eólico offshore nas costas alto minhota e galega, e o processo de exploração de lítio na Serra d’Arga.

Segundo Liliana Silva, os governos apresentam na fase preliminar estes projetos como “maravilhas perfeitas sem impactos para o ambiente e população. Limitam-se nesta fase a negociar compensações para os diretamente prejudicados”. Diz mesmo que “vão colocar o concelho de Caminha num autêntico colete de forças”.

 

Lembrou também que na outra margem está agendada para amanhã, dia 20 de maio, uma manifestação contra a instalação do parque eólico e que outras vão acontecer na Galiza.

manif a guarda 20 maio 23

Roberto Carrero à procura da maioria absoluta em A Guarda nas eleições municipais do próximo dia 28 de maio com o apoio de Alfonso Rueda, presidente da Xunta da Galicia e Liliana Silva da coligação O Concelho em Primeiro, em sessão pública de apresentação da sua candidatura, que decorreu no Hotel “El Molino” naquela localidade galega.

347416795_771028857847012_8936942195347990234_n

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares