Em declarações ao Jornal C – O Caminhense esta manhã, o Presidente da Junta de Freguesia de Lanhelas, Adolfo Marrocos, confirmou existirem ainda árvores em risco de queda na sua freguesia. Segundo o autarca, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já deu ordem para o abate de todas as árvores em perigo. A operação só não foi ainda concluída devido ao estado do tempo e à obrigatoriedade de presença da E-Redes no local para assegurar que o abate não prejudica os cabos que se encontram ali instalados. Embora os trabalhos já tenham começado, não é, portanto, totalmente extemporânea a pergunta dos deputados parlamentares do Partido Socialista à Ministra do Ambiente na passada quarta feira.
Adolfo Marrocos, Presidente da Junta de Freguesia de Lanhelas explicou que o assunto está a ser tratado e que já reuniram no local com a Proteção Civil, a Presidente da Câmara, Liliana Silva e o Vice-presidente, Carlos Castro. O autarca enviou um ofício à APA na passada semana, quando caiu a primeira árvore, com o conhecimento da presidente da Câmara, do gabinete da Ministra e dos grupos parlamentares, razão pela qual a pergunta dos deputados socialistas, que Adolfo Marrocos agradece, tenha sido mais tardia.
O Presidente da Junta não considera a pergunta dos deputados parlamentares socialistas extemporânea, uma vez que quando enviou o ofício para a APA – com o conhecimento também dos deputados do PSD e do Presidente da Assembleia da República – ainda não tinha reunido no local com as entidades nem começado os trabalhos.
Segundo Adolfo Marrocos, Liliana Silva garantiu-lhe que a APA já deu ordem para abater todas as árvores que estão em perigo. O ofício que enviou na passada semana foi no sentido de “pressionar um bocado” porque “já há quatro anos que está nesta luta”, disse.
O motivo para que nada tenha sido feito nestes últimos quatro anos, sabendo que as árvores estavam em risco há tanto tempo, é, para o autarca, desconhecido. Adolfo Marrocos reuniu com a APA anteriormente, que o incumbiu a ele – “que não sou técnico” – de identificar quais as árvores em risco. O presidente da junta fez na altura um “mapa” com as árvores sinalizadas, que enviou para a APA mas não obteve mais feedback.
Adolfo Marrocos aproveitou para agradecer a todas as pessoas e entidades que estão a tentar ajudar a resolver esta questão, que o aflige há quatro anos.
Adolfo Marrocos, Presidente da Junta de Freguesia de Lanhelas, a dar conta da situação das árvores em risco na sua freguesia, que só ainda não foram totalmente abatidas devido às condições climatéricas e porque requer a presença da E-Redes para assegurar que nenhum cabo ali instalado se danifique.
Presidente da Junta já tentou resolver esta questão junto da APA em Fevereiro de 2024
Em Fevereiro de 2024, Adolfo Marrocos pedia em ofício, autorização à APA para abater as árvores em risco.
A APA, por sua vez, sem se deslocar ao local, pedia mais informações.

A 20 de Junho de 2024, o engenheiro Luís Saraiva, técnico responsável pela Proteção Civil na Câmara Municipal dava conta ao Capitão do Porto de Caminha de que haveriam duas árvores em risco de queda naquela zona e solicitava autorização para o seu abate, que seria feito pelos serviços do município e Bombeiros.

A resposta chegou 14 dias depois, com a capitania a garantir que não existia risco iminente de queda das referidas árvores.

Em Janeiro de 2026, depois de cair um choupo na via pública que poderia ter sido uma tragédia, Adolfo Marrocos envia novo ofício à APA a dar conta do risco de queda das restantes árvores, com o conhecimento dos deputados parlamentares, do presidente da Assembleia da República e da Ministra do Ambiente.



