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Quinta-feira, 18 Abril, 2024
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Duas toneladas de lampreia à mesa dos restaurantes de Viana

Mais  de 40 restaurantes de Viana do Castelo vão servir, ao longo de um mês, mais de duas toneladas de lampreia, confeccionada de várias formas, até no formato de pizza, como forma de potenciar a tradição gastronómica do concelho. A campanha “Sabores no Coração”, promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), envolverá, até final deste ano, cinco eventos temáticos dedicados ainda ao sável, à sardinha, ao fumeiro e ao bacalhau.

O primeiro destes eventos, denominado de “Viana no Rio”, é dedicado exclusivamente à lampreia e envolve, entre 15 de Fevereiro e 15 de Março, um total de 41 restaurantes do concelho, aderentes e associados da AEVC. “Duas toneladas de lampreia até é uma estimativa cautelosa, face ao interesse que a iniciativa já está a ter junto da nossa restauração, facilmente poderá ultrapassar essa dimensão. Mas acima de tudo queremos é promover a nossa gastronomia tradicional”, assume o presidente da direcção da AEVC.

Ao longo deste mês, segundo Luís Ceia, os restaurantes aderentes comprometem-se a colocar o prato de lampreia em destaque, confeccionado de várias formas. Do tradicional arroz até às fatias de pizza de lampreia. Mas também assada, à bordalesa e até na forma de “tapas” ou tudo mais que a criatividade de cada restaurante possa permitir ao paladar. “Pretendemos valorizar a atividade da restauração local, utilizando para isso o que de melhor temos: a nossa gastronomia. É reconhecida nacional e internacionalmente, seja do rio, da terra ou do mar”, explica o responsável.

Além da animação que vai decorrer em paralelo, durante este primeiro evento da campanha “Sabores no Coração” estão previstos dois “show cooking”. Nestes, ‘Chefs’ de restaurantes locais vão preparar pratos de lampreia ao vivo, na Praça da República, na cidade de Viana do Castelo. “A adesão registada para este primeiro evento mostra, desde já, um forte espírito de união entre os nossos empresários, tão importante em altura de dificuldades. Mas também o interesse pela valorização de produtos do território, já que no caso da lampreia a servir ela é proveniente dos nossos rios, do Lima e do Minho”, assegura Luís Ceia.

Em função dos cinco diferentes produtos gastronómicos a apresentar, a AEVC estima que estes eventos possam mobilizar perto de uma centena de restaurantes do concelho de Viana do Castelo. Além da AEVC, a campanha “Sabores no Coração” conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do projecto “100% Alto Minho”, que visa impulsionar o consumo dos produtos endógenos.

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