O Conselho Coordenador do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça AECT Rio Minho reuniu-se ontem à tarde para renovar os cargos de gestão do Conselho Coordenador do agrupamento nos termos dos seus estatutos.
A renovação de cargos acontece a cada dois anos, sendo o diretor e o vice-diretor eleitos alternadamente pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pelo Conselho Provincial de Pontevedra.
Nesta ocasião, assume o cargo de diretor o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira; e da mesma forma, Roberto Álvarez Carrero, Presidente da Câmara Municipal da Guarda, representará o cargo de Vice-diretor.
O novo diretor garantiu que “este novo cargo traz mais responsabilidade, mas para mim é um orgulho representar este território e trabalhar para todos os municípios que o compõem, tanto do lado espanhol como português”.
Teixeira abordou ainda a importância da AECT “que tem sido um instrumento muito importante para o desenvolvimento do território transfronteiriço e um instrumento muito importante também para que as Eurocidades possam desenvolver os seus projetos em conjunto”.
AECT Rio Minho
A AECT Rio Minho foi consolidada em 2018, e abrange um total de 26 municípios; 10 deles no território português, pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, e 16 no território galego da província de Pontevedra, com ligação ao rio Minho.
A área de atuação abrange mais de três mil quilómetros quadrados de superfície e 375.995 habitantes.
O seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento e reforço da coesão económica e social do território que abrange.