18.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasPolíticaDIREITO DE RESPOSTA ao artigo “JS distrital reúne-se em Caminha”

DIREITO DE RESPOSTA ao artigo “JS distrital reúne-se em Caminha”

Na última edição online do Jornal Caminhense, foi divulgada a Convenção Federativa da JS de Viana do Castelo, que se realizou no passado dia 22 de fevereiro, em Caminha, na qual foram eleitos os novos órgãos federativos.

No artigo em causa, intitulam prejurativamente* os jovens que, tentam pugnar pelo bem do nosso distrito, de “Jotinhas do PS”.

A importância destas estruturas para o desenvolvimento de atividades em prol dos jovens, e das suas necessidades mais prementes, não se coaduna com um jornalismo parcial, pouco isento e transparente.

A Juventude Socialista é uma estrutura autónoma, assente na ideologia política socialista mas com especial enfoque em matérias mais caras para a juventude, como tal, não deve ser desprestigiada por um jornalismo populista, demagógico e incendiador.

Um órgão de comunicação local, como o Jornal Caminhense, devia, pelo contrário, incentivar os jovens ativos que tentam diariamente dar o seu contributo, ao invés de se desvincular destas atividades, num exercício inqualificável e desrespeitante da própria deontologia profissional.

A JS desmarca-se deste jornalismo de reação, lembrando que esta estrutura está devidamente constituída e tem uma identidade própria, que deve ser assegurada e respeitada.

Os melhores cumprimentos,

Filipe Fernandes

Coordenador da Juventude Socialista de Caminha

 

Nota de redacção

Para quem não sabe, o Filipe fez, durante algum tempo, um programa na Rádio Caminha, razão pela qual, por aqui, sempre lhe tivemos algum carinho.

Quando eu, Susana Ramos Martins, jornalista da Rádio Caminha e do jornal C, escrevi a notícia sobre a Convenção da JS, utilizei com o Filipe o registo que, nós por cá, sempre utilizamos.  Até porque o diminutivo, muito utilizado em Portugal, para isso aponta.  “Jotinhas”, ao contrário do que o Filipe diz neste direito de resposta, não tem qualquer conotação negativa.

Descanse, Filipe, que, nós por cá, não fazemos “jornalismo de reacção”, como afirma.  Sabe disso melhor do que ninguém, porque já fez parte desta casa.

Nota

* o “prejurativamente” é da autoria de Filipe Fernandes, Coordenador da Juventude Socialista de Caminha e, há meia dúzia de meses, assessor de um dos vereadores do executivo camarário caminhense.

Aqui, na redacção da Rádio e do jornal C – O Caminhense, quando nos referimos a algo pejorativo, escrevemos da seguinte forma: pejorativo.

 

A notícia da polémica: 

JS distrital reúne-se em Caminha

Os jotinhas do Partido Socialista vão juntar-se amanhã em Caminha naquela que vai ser a terceira convenção federativa da JS do distrito de Viana do Castelo. Todos os olhos vão estar postos na eleição do próximo líder regional dos jovens socialistas.

Destaque para a presença do líder parlamentar do PS, Alberto Martins.

Filipe Fernandes, presidente da JS de Caminha, é o anfitrião do encontro:

 

 

A convenção distrital da Juventude Socialista vai decorrer amanhã durante todo o dia em Caminha, no teatro Valadares.

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares