9.7 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloDescoberta muralha medieval no centro histórico de Viana

Descoberta muralha medieval no centro histórico de Viana

Os trabalhos arqueológicos que estão a ser levados a cabo no âmbito das obras de requalificação de algumas ruas de Viana do Castelo permitiram identificar parte do troço de uma muralha medieval.

A descoberta foi feita pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal junto à Travessa da Vitória, em pleno centro histórico da cidade.

A autarquia vianense vai agora reunir com Direção Regional de Cultura do Norte para definir a melhor estratégia face à descoberta.

Ainda que globalmente a historiografia indique que a decisão de amuralhar Viana pertenceu a D. Afonso III, as primeiras referências escritas à muralha surgem durante o reinado de D. Fernando, razão pela qual se lhe atribui o nome de muralha fernandina. Inicialmente construída com quatro portas, no final do século XV foi aberta uma quinta porta com o objetivo de possibilitar o acesso ao interior do burgo a partir do cais da Vitória- a porta de S. Brás, mais tarde chamada da Vitória após a construção da Capela de Nossa Senhora da Vitória.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares