13.2 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 24 Janeiro, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCovid 19: Governo atualizou mapa de risco

Covid 19: Governo atualizou mapa de risco

O Governo reviu o nível de risco dos diferentes concelhos. A nível nacional há menos 12 concelhos classificados como de “risco extremamente elevado” e Caminha é um desses concelhos.

Apesar de ter passado para risco “muito elevado” as restrições mantêm-se. Tal como no anterior fim de semana, os comércios em Caminha encerraram às 13 bem como o recolher obrigatório.

A mesma regra aplica-se no próximo feriado dia 8 de Dezembro.Na véspera, dia 7, os comércios encerram às 15 e haverá tolerância de ponto.

Em todo o território continental é igualmente proibido circular entre concelhos até às 23:29 de terça-feira.

Tal como já aconteceu na segunda-feira, dia 30 de novembro, na véspera do feriado da próxima semana, dia 7 de dezembro, não haverá aulas e a função pública terá tolerância de ponto. O Governo apelou ao setor privado para dispensar também os trabalhadores nesse dia.

Com a renovação do estado de emergência, a lista foi revista, com António Costa a salientar a evolução positiva perante as medidas adotadas no âmbito do estado de emergência. Há mais concelhos em risco moderado, havendo menos 12 concelhos a integrarem o mais elevado de todos: o de risco extremamente elevado de contágio pela Covid-19.

António Costa revelou que houve uma melhoria da situação epidemiológica em vários concelhos, salientando que 27 concelhos passaram para o nível de risco moderado.

Neste patamar do risco moderado, em que o número de novas infeções é inferior a 240 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, há agora mais oito concelhos, num total de 73.

Paredes de Coura é dos municípios que sai da lista de concelhos de risco elevado. A partir do dia 9 de dezembro, este concelho vai passar para o nível moderado.

Com esta descida na escala de risco de transmissão, em Paredes de Coura vão ser aplicadas apenas as restrições de âmbito nacional. Atualmente, é o único concelho do Alto Minho com nível moderado.

Ponte da Barca e Viana do Castelo são os dois concelhos do Alto Minho que subiram para os patamares mais preocupantes, com risco muito elevado ou extremamente elevado de propagação do vírus, ou seja, com mais de 480 novas infeções por 100 mil habitantes em duas semanas. Com esta subida de nível de contágio, a partir do dia 9 de dezembro, vão ser aplicadas mais restrições neste concelho, nomeadamente a proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 nos dias de semana e a partir das 13h00 aos sábados e domingos.

 

Níveis de risco nos concelhos do Alto Minho:

RISCO MODERADO

  • Paredes de Coura

RISCO ELEVADO

  • Melgaço
  • Monção
  • Vila Nova de Cerveira

RISCO MUITO ELEVADO E EXTREMO

  • Arcos de Valdevez
  • Caminha
  • Ponte da Barca
  • Ponte de Lima
  • Viana do Castelo
  • Valença

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares