12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 9 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoCordeiro à Moda de Monção perto da certificação

Cordeiro à Moda de Monção perto da certificação

O Cordeiro à Moda de Monção, conhecido localmente como “Foda à Moda de Monção”, está a dois passos da certificação. Neste momento, o processo aguarda aprovação na Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Segue-se a aceitação do parecer nacional pela comunidade europeia.

O ponto da situação do andamento do processo foi comunicado no decorrer da apresentação do 2º Festival do Cordeiro à Moda de Monção, pela diretora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Ana Paula Vale, entidade responsável pela cerificação.

Aquela responsável referiu que o processo cumpriu todas as formalidades e requisitos necessários como um levantamento exaustivo de receitas, até se apurar a mais tradicional, a realização de diversas provas sensoriais, a elaboração de um caderno de especificações e, por fim, a entrega do dossiê completo junto das entidades competentes.

“Neste momento, o processo de certificação, submetido pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço, encontra-se na Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural para apreciação e aprovação, seguindo o processo para a Comunidade Europeia, uma vez que tem de ser publicado no jornal oficial” referiu Ana Paula Vale.

A diretora da ESA-IPVC adiantou ainda que está otimista quanto à possibilidade de uma resposta positiva daquele organismo estatal, uma vez que o Cordeiro à Moda de Monção é um prato único e tradicional “servido” com as caraterísticas e especificidades muito próprias deste território.

Refira-se que este fim de semana decorre o 2º Festival do Cordeiro à Moda de Monção com a participação de 25 restaurantes do concelho e um programa complementar que prevê animação de rua, workshops de tradições, noite de fado, baile, visitas ao centro histórico de Monção, demonstrações culinárias e tertúlias gastronómicas. Estas atividades têm lugar num espaço multiusos, localizado na Praça Deu-la-Deu Martins.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares