9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoConsignada empreitada de eletrificação do troço entre Nine e Viana do ...

Consignada empreitada de eletrificação do troço entre Nine e Viana do Castelo

O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcaram presença na cerimónia de consignação da empreitada de eletrificação da Linha do Minho, no troço que liga Nine a Viana do Castelo. A bordo de um comboio que fez a ligação até Viana do Castelo, foi ainda anunciado que o concurso público para eletrificação do troço vai ser lançado em fevereiro.

Para o presidente da Câmara, José Maria Costa, o arranque da obra traz sobretudo benefícios para as relações com a Galiza, pelo que se congratulou com a iniciativa há muito reivindicada.

Integrada no Plano de Investimentos Ferroviários 2020 aprovado pelo Governo, a empreitada de eletrificação do troço com 43,6 quilómetros entre Nine e Viana do Castelo será executada no âmbito do projeto de modernização da Linha do Minho que a Infraestruturas de Portugal está a implementar e cuja primeira obra no terreno – a empreitada de supressão da Passagem de Nível em Midões – arrancou no final de junho do ano passado.

A empreitada contempla a construção de Estações técnicas em Midões e Barroselas para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros, a alteração de layout das estações de Barcelos, Barroselas, Darque e Viana do Castelo e o rebaixamento da via sob algumas Passagens Superiores existentes e a impermeabilização dos túneis de S. Miguel da Carreira, Tamel e Santa Lucrécia. Ao longo do troço a intervencionar será realizado o alteamento e prolongamento de plataformas de acesso nas Estações e apeadeiros, com vista à adequação e melhoria das condições de exploração e de prestação do serviço ferroviário.

De lembrar que, em 2011, a CP anunciou que pretendia encerrar a ligação entre Valença e Vigo a partir do dia 10 de julho desse ano e, na altura, por iniciava do Presidente da Câmara de Viana do Castelo, autarcas e empresários da região norte em uníssono condenaram e o fim desta ligação. Uma reunião da Comissão Executiva do Eixo Atlântico, várias reuniões com membros do governo português, governo regional da Galiza, governo de Espanha, Embaixadores, Comissão Europeia que resultaram em compromissos traduzidos nas conclusões em duas Cimeiras Ibéricas e uma reunião realizada em Viana do Castelo, da qual resultou uma declaração apelando para a “ Modernização da Ligação Ferroviária Internacional Porto / Vigo, para potenciar a euro- região Norte de Portugal – Galiza” surtiram os efeitos desejados e a eletrificação vai ser agora uma realidade.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares