A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho está a preparar uma candidatura para certificação do território como destino turístico sustentável.
Este reconhecimento europeu é concedido pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais aos espaços protegidos ou classificados que reúnam as condições necessárias para compatibilizar o desenvolvimento turístico e a preservação do património natural e cultural.
A candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho integra o território constituído pelos municípios de Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Monção, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, o qual abrange um conjunto de oito áreas protegidas e classificadas, como a Paisagem Protegida Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, os Sítio da Rede Natura 2000 do Litoral Norte, dos Rios Lima e Minho, e da Serra de Arga.
A implementação da metodologia Carta Europeia de Turismo Sustentável do Alto Minho pretende ser um processo participativo que reúna a colaboração da população local, empresários e entidades do território com interesse no setor do turismo.
O desafio passa por apresentar, em fevereiro de 2015, em parceria com os agentes económicos e institucionais locais, uma estratégia e respetivo plano de ação a cinco anos para o desenvolvimento turístico e valorização do território do Alto Minho.