24.1 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 14 Outubro, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraCerveira participa no Alto Minho Trex 2017 - Training Exchanges

Cerveira participa no Alto Minho Trex 2017 – Training Exchanges

Evento pioneiro na Europa no âmbito do fogo controlado, o ‘Alto Minho TREX – Training Exchanges – sobre metodologias inovadoras no uso do fogo’ está a decorrer, até à próxima sexta-feira, no distrito de Viana do Castelo. Em Vila Nova de Cerveira está programada uma ação prática de fogo controlado para esta quarta-feira, 22 de novembro, ao longo de uma área florestal de cerca de 38ha.

A iniciativa ‘Alto Minho TREX’, promovida no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, pretende promover a divulgação, intercâmbio e capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo. Integrado no projeto da CIM “Protec|Georisk: Alto Minho 2020” (apoiado pelo PO SEUR), este evento conta com a colaboração de especialistas da conceituada organização “The Nature Conservancy”.

Para além do uso do fogo, os técnicos oriundos de Portugal, Espanha, Brasil, EUA e Canadá, reunidos durante 7 dias em regime de internato no Centro de Educação e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida de Corno do Bico, em Paredes de Coura, abordarão temas como a ecologia do fogo, organização e gestão de incidentes (ICS/IMT) e gestão do fumo e seus impactos.

O evento arrancou no passado sábado com um workshop, no qual oradores nacionais e estrangeiros, apresentaram diversos pontos de vista e experiências inovadoras no contexto europeu. Posteriormente, e até à próxima sexta-feira, estão a ser promovidas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados dos dez municípios do Alto Minho.

No caso concreto de Vila Nova de Cerveira, esta ação está agendada para quarta-feira, dia 22 de novembro, a partir das 10h00, em parcelas situadas na União de Freguesia de Candemil e Gondar, Cornes e Sapardos, num total de 37,57 hectares. O objetivo destas ações de fogo controlado é a criação de zonas de descontinuidade que possam servir para ancoragem de incêndios, protegendo assim zonas habitacionais e florestais.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares