14.2 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 26 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraCerveira e Tomiño avançam para constituição de Eurocidade

Cerveira e Tomiño avançam para constituição de Eurocidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou, por unanimidade, o Convénio de Entendimento com o município vizinho de Tomiño (Galiza) para a constituição da Eurocidade Cerveira-Tomiño. Objetivo é a consolidação da atual cooperação transfronteiriça e gestão partilhada de equipamentos e serviços.

Nos últimos quatro anos, após a assinatura da Carta da Amizade Cerveira-Tomiño (11 de junho de 2014), a cooperação entre os municípios foi consolidada com ações que reforçaram positivamente as relações institucionais e sociais, tendo como prioridade a participação pública e ativa da cidadania.
Dando mais um passo de afirmação na cooperação transfronteiriça, as duas autarquias decidiram avançar com a formalização de um convénio de entendimento com o intuito de proceder às diligências necessárias para a constituição da Eurocidade Cerveira-Tomiño. O objetivo é continuar a trabalhar em prol da aproximação das comunidades fronteiriças, da supressão das dificuldades subjacentes às fronteiras e da promoção do desenvolvimento económico, social e cultural.
De salientar que entre as várias ações dinamizadas, destaca-se o Orçamento Participativo Transfronteiriço, a criação da Provedoria de Cidadania Transfronteiriça, a oferta de serviços partilhados e a realização de uma programação anual conjunta de atividades culturais e desportivas, resultado de um projeto cofinanciado em 75% pelo Programa INTERREG V-A POCTEP, com fundos FEDER da União Europeia.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares