Cerveira é parceiro na expansão da Rede de “Cidades Abertas”

Data:

Realizou-se, entre 15 e 17 de maio, no Município de Aksakovo, Bulgária, o primeiro evento “My European Municipality”, no âmbito do projeto “European Future Is Our Future” (EFOF), e do qual Vila Nova de Cerveira também é parceiro. Com o próximo meeting agendado para a ‘Vila das Artes’, o Município fez-se representar por quatro membros da Assembleia Municipal e pelo presidente da Câmara Municipal.

Procurando garantir uma cooperação mais ampla e sustentável através da expansão da Rede de “Cidades Abertas”, o projeto EFOF incentiva a participação civil democrática, a responsabilidade dos cidadãos pelos valores europeus e fomenta um sentimento de pertença à União Europeia.

Ao abrigo deste projeto, os quatro países parceiros – Bulgária (com dois municípios), Eslovénia, Itália e Portugal – estão a dinamizar cinco encontros internacionais, com atividades como debates, participação no processo de democracia, conferências para o intercâmbio de boas práticas, seminários, concursos e várias pesquisas para aumentar o espírito europeu e demonstrar a diversidade europeia.

Este primeiro meeting na Bulgária registou uma elevada participação dos cidadãos locais, em particular de muitos jovens, no qual se analisaram vários conceitos relacionados com o europeísmo, chegando a ser simulado um debate do Parlamento Europeu.

A liderar uma comitiva composta por quatro membros da Assembleia Municipal, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, sublinhou a importância destas redes de interação “por serem muito produtivas e reveladores de que, apesar da extensa dimensão territorial, a Europa é fantasticamente pequena sem fronteiras, de todos e para todos. Tem de existir interesse e acima de tudo vontade de participar e Ser Europa”.

O segundo evento, “My European Town”, vai decorrer em Vila Nova de Cerveira, entre 12 e 14 de julho, prevendo-se a participação de mais de uma centena de pessoas para abordar, em conjunto, temáticas como Olympic Games for European Citizens/Olympics4All e No Borders for European Spirit com a apresentação dos projetos Eurocidade Cerveira-Tomiño.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Seis feridos em colisão na AP-9: Presidente da Câmara de Valença sofreu apenas ferimentos ligeiros

Seis pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão...

Regulamento do Alojamento Local de Viana do Castelo entra em vigor no sábado

O regulamento municipal do Alojamento Local (AL) de Viana...

Monção: GNR recupera material furtado

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do...