26.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoCerveira: Câmara promove esterilização gratuita de animais para travar abandono

Cerveira: Câmara promove esterilização gratuita de animais para travar abandono

O Município de Vila Nova de Cerveira aprovou, na reunião de câmara, um mecanismo que privilegia a esterilização gratuita de animais de companhia.

Em comunicado, a autarquia liderada por Fernando Nogueira refere “estar atenta ao problema do abandono animal” e, procurando contribuir para a gestão de animais vadios e errantes na via pública, decidiu avançar com esta proposta de regulamento vai ser colocada em discussão pública para depois ser submetida à apreciação pela Assembleia Municipal.

“Por disposição legal prevista em decretos-lei de 2001 e 2003, cada município deve proceder à captura de cães e gatos vadios ou errantes encontrados na via pública. No entanto, Vila Nova de Cerveira tem estudado abordagens complementares para tentar atacar este problema na raiz, pelo que recentemente avançou com a elaboração de um regulamento de regime especial que permite a esterilização gratuita, enquanto procedimento médico-veterinário, em animais que satisfaçam um conjunto de requisitos”, pode ler-se num comunicado enviado às redacções.

“Sem prejuízo das atribuições do Canil Intermunicipal da CIM Alto Minho, o objetivo deste mecanismo é implementar medidas de âmbito mais local, nomeadamente sensibilizar a população e apelar à colaboração e ao compromisso de associações zoófilas locais para a importância da esterilização animal, promovendo o resgate de animais das ruas e a sua adoção”, acrescenta.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares