Vila Nova de Cerveira vê nascer um projecto de formação de cães de assistência a pessoas com limitações motoras. O Viventis Can conta com a colaboração da Câmara Municipal e está à procura de 10 voluntários para o arranque.
Inovadora no concelho cerveirense, a ideia resulta de uma parceria de duas entidades que trabalham conceitos relacionados com o bem-estar e desenvolvimento animal: o Narú Treino Canino e a Associação Patas e Patas.
O objectivo é, através de técnicas de treino, preparar alguns cães da associação para que possam ser adoptados por pessoas com mobilidade reduzida, que no seu dia-a-dia precisem de ajuda nas tarefas quotidianas.
O projecto tem um tempo estimado de preparação de um ano e consiste na realização de três aulas semanais e de um Domingo por mês para socializar com a saída à rua do animal e avaliação do seu desenvolvimento.
Estão abertas as inscrições para a angariação de 10 voluntários humanos que estejam disponíveis para acompanhar a evolução comportamental de outros 10 cães seleccionados.