A empreitada do Centro de Inovação e Logística de Valença decorre a bom ritmo, já com mais de meio da obra executada, tudo apontando para que esteja concluída em Maio de 2015. É o que avança a Câmara Municipal de Valença em comunicado, através do qual refere que “um ano após o seu lançamento todas as estruturas dos edifícios estão bem definidas e muitas já com as coberturas rematadas”.
“Os edifícios estão todos implantados e com as divisórias interiores executadas, bem como com os sistemas de impermeabilização. As estruturas edificadas e recuperadas da antiga Quinta da Monta já se encontram, também, recuperadas e com as coberturas executadas. Para quem passa na avenida Pinto da Mota é já possível apreciar uma panorâmica geral de como ficará o CILV”, acrescenta fonte da autarquia liderada pelo social democrata Jorge Mendes, sublinhando que “a empreitada avança agora para a fase das instalações técnicas com o apetrechamento dos edifícios e a sua preparação para acolher as várias valências”.
O CILValença irá acolher o novo campus académico da Escola Superior de Ciências Empresariais, o Centro de Divulgação de Ciência, um Centro de Formação, um Ninho de Empresas, o Centro de Apoio às Atividades Empresariais da Região e a Zona de Lazer, estruturas de apoio à criação de empresas e emprego e dinamização económica. Uma obra que implica um investimento de mais de 6 milhões de euros.
A par destas estruturas de ensino e de apoio à ciência e à actividade empresarial, a Zona de Lazer, vai proporcionar um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas sentadas, um espelho de água, uma pista de manutenção, um campo desportivo multiusos e várias praças.
A obra é financiada, em 85%, pelo Eixo Prioritário III, do Programa Operacional Regional, O.N.2., depois de aprovada ma Bolsa de Mérito da C.I.M. Alto Minho.