A ligação ferroviária internacional e directa entre as cidades do Porto e de Vigo, na Galiza, vai manter-se, agora com paragens intermédias em Viana do Castelo, Barcelos e Nine. É a resposta às reivindicações que os autarcas da região fazem há cerca de um ano, desde que o Celta começou a circular, sem colher passageiros em quaisquer outras estações para além do Porto e de Vigo.
O presidente da CIM Alto Minho aplaude a decisão anunciada pela Renfe e pela CP, apesar de o jornal PÚBLICO ter revelado ontem que esta ligação ferroviária vai dar, no primeiro ano de vida, dois milhões de euros de prejuízo. José Maria Costa defende que as mudanças introduzidas, incluindo melhores carruagens e a electrificação da linha do Minho, vão tornar esta ligação ferroviária internacional viável.
O Celta, o comboio rápido que liga o norte de Portugal à Galiza, vai passar a ter paragens intermédias em Viana do Castelo, Barcelos e Nine já a partir do Verão. A CP, a transportadora ferroviária nacional, já anunciou que a introdução destas paragens vai contribuir para um aumento da procura deste serviço, que no primeiro ano de exploração somou prejuízos.