Face ao bom tempo que se faz sentir, a Capitania do porto de Caminha alerta a população em geral e os estudantes, em particular, para a necessidade de “adotarem uma cultura de segurança ativa, redobrando os cuidados junto à linha de água”, quer na orla marítima, quer no troço internacional do rio Minho.
Em comunicado, o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima de Caminha, Pedro Miguel Cervaens Costa reforça que “a época balnear de 2017 ainda não se iniciou, encontrando-se as praias sem vigilância e sinalização”.
“Alerta-se para o perigo de se adotarem comportamentos de risco, devendo as medidas prevenção e segurança serem respeitadas com maior rigor. Deste modo e caso frequente a praia, a Capitania do Porto de Caminha aconselha a que não vire as costas ao mar nem caminhe na areia molhada. A areia molhada constitui um sinal que a água chegou recentemente àquele local, havendo o risco nessa zona de ser arrastado por um eventual golpe de mar mais severo”.
Manter as crianças sob permanente vigilância e não as deixar brincar na zona de areia molhada nem junto à linha de água, sãos outras das medidas aconselhadas pela Capitaina de Caminha.