É fim-de-semana, mas em Caminha trabalha-se a todo o vapor para que nada falhe dentro de 8 dias, altura em que a vila da foz do Minho acorda mais bonita do que nunca, com as ruas todas enfeitadas de flores.
Com o fim do feriado, as festas do Corpo de Deus vão este ano ser celebradas no Domingo, dia 22 de Junho, o que significa que a noite de 21 e a madrugada desse dia vão ser passadas na rua a trabalhar.
A preparação há muito que arrancou com a procura das flores, a preparação dos verdes e a pintura do serrim, mas cada rua guarda a sete chaves o segredo do desenho dos tapetes que vai apresentar este ano.
É a tradição, explica animado o pároco de Caminha, Filipe Sá:
Caminha vai ter este ano um convidado nos tapetes do Corpo de Deus: o município de Arraiolos. É uma das novidades da festa deste ano que mudou para o Domingo, dia 22 de Junho, com o fim do feriado.
As principais ruas da vila de Caminha vão encher-se de tapetes de flores, numa organização da paróquia. A par de Caminha, outro município do Alto Minho onde as Festas do Corpo de Deus são celebradas de forma animada pela comunidade local é em Monção:
O autarca de Monção, Augusto Domingues, lembra que por lá o Corpo de Deus é assinalado, este ano no Domingo, com uma luta entre São Jorge e a Coca. Se ganhar São Jorge, vai ser um bom ano de vinho alvarinho. Se ganhar a Coca, as notícias não são boas:
RM: monçao- corpo deus 14 2
O Alto Minho prepara-se para, dentro de uma semana, celebrar o Corpo de Deus.