13.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Sapadores Florestais realizam trabalho intenso na Defesa da Floresta Contra Incêndios

Caminha: Sapadores Florestais realizam trabalho intenso na Defesa da Floresta Contra Incêndios

A equipa de Sapadores Florestais ao serviço do Município de Caminha levou a cabo, durante o ano de 2020, um trabalho intenso na defesa da floresta contra incêndios, em diversas freguesias de concelho. Só na área da gestão de combustíveis, a equipa interveio numa área de cerca de 50 hectares. A equipa, criada em 2018, faz parte da estratégia que o Município no âmbito da prevenção e combate dos incêndios florestais.

De referir que, no âmbito do trabalho definido quer no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, bem como nos trabalhos elencados pelo Gabinete Técnico Florestal, a equipa de Sapadores Florestais efetuou trabalhos de gestão de combustíveis em áreas diversas, nas freguesias de Lanhelas, Âncora, UF de Moledo e Cristelo, União de Freguesias de Gondar e Orbacém, União de Freguesias de Caminha e Vilarelho, Vila Praia de Âncora e Vile, contabilizando um total de cerca de 50 hectares.

Em Lanhelas, por exemplo, os profissionais atuaram numa área de baldio em torno de um aglomerado populacional e na zona envolvente da capela de Santo Amaro. De realçar também o trabalho de limpeza feito no estradão de Bulhente, entre Vila Praia de Âncora e Vile, bem como de limpeza e manutenção dos pontos de água, durante os meses de fevereiro e março.

Realizou ainda trabalhos de gestão de combustíveis em zonas críticas para a defesa de alguns aglomerados na União de Freguesias de Gondar e Orbacém, em complemento das áreas definidas no âmbito do serviço público e dando resposta à solicitação da Junta de Freguesia, durante os meses de junho e a primeira quinzena de julho.

Sublinhe-se ainda a limpeza do parque de merendas do Perrinchão e zona envolvente e o apoio à realização de queimas de sobrantes.

A equipa levou também a cabo a limpeza da faixa de gestão de combustíveis da Zona Empresarial da Gelfa, de acordo com a competência do Município para a gestão daquela área, num total de cerca de 10 hectares.

Foram feitas também intervenções em diversos troços da rede viária florestal, com limpeza e abertura de faixa de gestão de combustíveis para desobstrução das vias, por forma a facilitar a circulação sobretudo aos meios de combate a incêndios e também aos meios durante as ações de vigilância.

No âmbito do serviço público definido pelo ICNF, foram feitos trabalhos de gestão de combustíveis em torno de alguns aglomerados e também na rede viária florestal em áreas do baldio de Venade, Dem, Orbacém, Arga de S. João, Arga de Baixo e Arga de Cima, num total de cerca de 25 hectares.

De salientar também que, durante o período critico de incêndios, a equipa efetuou ações de vigilância armada fixa e móvel, acorrendo a dezenas de ocorrências e tendo conseguido extinguir com sucesso, grande parte delas através das ações de primeira intervenção. Por exemplo, no grande incêndio ocorrido em setembro de 2020, no lugar de Pedras Frias, em Dem, a equipa de Sapadores Florestais, foi dos primeiros meios a chegar ao local da ocorrência, tendo efetuado trabalhos de primeira intervenção, bem como trabalhos de apoio ao combate ao incêndio e rescaldo da área ardida nos dias subsequentes.

Este ano, o trabalho não parou. Desde o dia 4 de janeiro, a equipa de Sapadores Florestais, esteve em Moledo a executar trabalhos para a criação de uma faixa de gestão de combustíveis e manutenção em dois estradões florestais, numa extensão total de mais de 4 quilómetros, desde o parque de merendas de Perrinchão até Carvoeiro e desde aí, até à Fonte de Barbanços já em Cristelo, por serem vias importantes para travar um eventual incêndio que afete aquela encosta toda entre Moledo e Cristelo, dando assim resposta a uma necessidade premente e também ao solicitado pela junta de freguesia.

Durante o restante do ano 2021 a equipa de Sapadores Florestais continuará a levar a cabo os trabalhos planificados no âmbito do trabalho definido pelo Município e no âmbito dos trabalhos definidos pelo ICNF.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares