Tempos houve que o calendário hagiográfico da Arquidiocese de Braga festejava a grande solenidade do Padroeiro da Arquidiocese Primaz das Espanhas a 26 de abril. Nas Paróquias de Santo Antão de Arga de Cima, Santa Maria de Arga de Baixo e S. João de Arga, o dia do antigo padroeiro continua a ser lembrado.
Apesar de já não ser o Padroeiro da Arquidiocese de Braga, e de há mais de 40 anos ter sido criada a Diocese de Viana do Castelo, há comunidades que no dia 26 de abril de cada ano lembram as tradições, as histórias e as lendas que acompanham o S. Pedro de Rates, que durante séculos foi uma das principais figuras do calendário.
Em dia do Discípulo de S. Tiago era tempo de descanso dos trabalhos agrícolas: não se semeava, não se plantava, não se colhia… era dia de paragem! Contam estórias que o que era semeado ou plantado seria destruído depois por pragas…
Em dia litúrgico do primeiro Arcebispo de Braga não se cosia, não se fiava, não se cruzavam fios nem se fazia a trança: os afazeres domésticos ficavam reduzidos ao mínimo! Contam testemunhos passados de geração em geração que neste dia era dia de descanso, de paz e de convívio, numa sociedade agrícola que nesta altura se atarefava com muitos afazeres! Não dar tempo ao tempo poderia dar origem a problemas de saúde em si, nos animais e nos bebés que já estavam gerados no ventre materno.
A sociedade agrícola continua em muitas zonas, nomeadamente nas Comunidades da Serra de Arga. Este dia é recordado e guardado: não apenas com respeito ao Santo, mas também por respeito aos agricultores e pastores que nesta altura vivem na azáfama do trabalho das sementeiras e cuidado dos campos. Numa sociedade consumista doente em produzir, é bom existirem estes oásis de paz e tranquilidade.
Hoje é dia de descanso e de oração!
Haverá a celebração da Eucaristia. Neste tempo de orfandade, pois a Diocese já não tem Bispo há mais de 7 meses, a Eucaristia terá como intenção pedia ao “Senhor da Messe” um pastor que nesta diocese de Viana do Castelo, “sobre a terra aponte os céus”.
Padre Paulo Emanuel