15.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 26 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Proposta para constituição de comissão para melhorar as acessibilidades foi rejeitada

Caminha: Proposta para constituição de comissão para melhorar as acessibilidades foi rejeitada

A constituição de uma Comissão Municipal para efetuar um levantamento das necessidades de melhoria das acessibilidades a cidadãos portadores de deficiência no Concelho de Caminha foi rejeitada na última assembleia municipal extraordinária de 24 de novembro, pedida pela coligação “O Concelho em Primeiro”.

ricardo cunha
Ricardo Cunha, OCP

A proposta foi apresentada por Ricardo Cunha, da OCP, que detalhou os motivos que levaram à sua apresentação, nomeadamente situações de degradação e desleixo no espaço público que é utilizado por cidadãos com handicaps, entre outras razões.

 

renata monteiro
Renata Monteiro, PS

A coligação OCP pretendia constituir uma comissão municipal para levantamento das necessidades das vias públicas do concelho a fim de melhorar as condições de mobilidade, o que não veio a acontecer já que a maioria socialista considerou que já existiam técnicos na Câmara Municipal responsáveis por esse serviço, como referiu a deputada socialista Renata Monteiro.

 

abilio cerqueira
Abílio Cerqueira, BE

Abílio Cerqueira, do Bloco de Esquerda, que votou favoravelmente a proposta, referiu que a questão das acessibilidades é um assunto que preocupa o seu partido e lembrou a intervenção da cidadã invisual Isabel Varela na Assembleia Municipal de 29 de Junho, onde expôs as suas dificuldades em circular na vila de Caminha.

 

varela
Isabel Varela

 

Recorde-se que nessa Assembleia Municipal, o presidente da mesa, Manuel Martins, afirmou que “tudo faria para que a acessibilidade fosse idêntica para todos”.

 

Antes da intervenção na Assembleia Municipal, Isabel Varela já tinha dado uma entrevista ao Jornal C – O Caminhense, afirmando que “Caminha não está preparada para pessoas com limitações”.

 

celestino ribeiro 1
Celestino Ribeiro, CDU

Celestino Ribeiro da CDU considerou a proposta oportuna. Afirmou, no entanto, que a mesma já deveria ter sido apresentada anteriormente e que deveria ser convertida em exigência à Câmara Municipal.

 

nande 1
Jorge Nande, OCP

Jorge Nande, deputado da OCP, discordou da intervenção da deputada do PS referindo que os técnicos municipais também teriam o seu papel nesta comissão e lembrou que “nada foi feito” sobre este assunto desde a intervenção da cidadã Isabel Varela.

 

Excertos da Assembleia Municipal extraordinária de 24 de Novembro.

Posta a votação, a proposta acabaria por ser rejeitada com 20 votos contra, 11 a favor e 4 abstenções.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares