A Câmara Municipal de Caminha vai alargar o projeto “Reciclar a Compostar” a todo o concelho, tendo conseguido fazer aprovar uma segunda candidatura, que reforça a dotação inicial conseguida na 1ª fase, num investimento total de mais de 84 mil euros. O projeto “Reciclar a Compostar” inclui-se no âmbito das estratégias delineadas pelo Município de Caminha na área da sustentabilidade ambiental, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento de um sistema de recolha de biorresiduos, promovendo a redução da deposição em aterro.
Quem vive em Caminha e ainda não tem um compostor doméstico pode agora consegui-lo. Depois de uma primeira fase, a segunda disponibiliza equipamentos para todo o concelho, bastando que os candidatos sigam o procedimento habitual inscrevendo-se junto da Câmara Municipal, através do formulário próprio que se encontra online.
Ao todo serão investidos neste projeto amigo do ambiente 84 327, 00 euros. A operação “Reciclar a Compostar” tem como objetivo principal a redução do envio de biorresíduos para aterro, através da promoção da sua separação na origem e valorização para compostagem, através da implementação de medidas de incentivo e promoção da compostagem doméstica junto da população local e das entidades parceiras.
O projeto preconiza a estratégia do Município de Caminha no domínio de gestão de resíduos urbanos e do seu papel na transição para um modelo de economia circular, conforme previsto no Plano de Ação PAPERSU 2020 aprovado pelos órgãos municipais.
O Município de Caminha apresentou candidatura a financiamento para implementação do projeto ao Aviso n.º 8247/2021, do Fundo Ambiental, referente ao programa “Biobairros – da terra à terra”, no montante 36.480.00 euros (IVA incluído), que foi aprovada e que viabilizou a execução de uma primeira fase do projeto.
O projeto em curso prevê a promoção, junto da população local e das entidades parceiras, da compostagem doméstica através da distribuição porta-a-porta de compostores, distribuição nos estabelecimentos escolares do concelho e ainda aos utilizadores de parcelas das Hortas Urbanas – Quinta da Barrosa, incentivando à reciclagem na origem e à transformação de biorresíduos em composto. Neste âmbito, o Município de Caminha adquiriu compostores domésticos, para distribuição em duas freguesias do concelho (União da Freguesias de Caminha e Vilarelho e na freguesia de Vila Praia de Âncora), aos utilizadores de parcelas das Hortas Urbanas – Quinta da Barrosa bem como aos 23 estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas do concelho.