A Coligação O Concelho em Primeiro repudia o ato organizado feito contra a página de Facebook do Jornal C – O Caminhense, tentando através de denúncias anónimas bloquear as notícias veiculadas por este órgão de comunicação social.
Em nota enviada à imprensa, aquela coligação refere que “52 anos de existência deste jornal, a sua história no concelho de Caminha, a forma profissional e isenta com que encaram o jornalismo e o serviço público que prestam, levam-nos a crer que este ato organizado de denunciar anonimamente todas as notícias que são reais e verdadeiras, mas que podem desagradar alguns, só pode ter como intuito tentar calar o único órgão que realmente coloca na agenda os problemas de Caminha e dá voz a todos.
Ainda há poucos dias decorreu o 25 de abril e por todo o país andavam muitos de cravo ao peito a falar sobre Liberdade. Chegamos ao dia de hoje e percebemos que a palavra Liberdade só existe se for do interesse de alguns”, atira a OCP.
“Quando os assuntos não são favoráveis e existem rasgos de coragem para denunciar publicamente os problemas, essas pessoas e órgãos de comunicação social são atacados violentamente.
Recentemente soubemos de situações em que chamaram à atenção de pessoas só porque falaram com a oposição. Agora deparamo-nos com esta informação tornada hoje pública pelo jornal Caminhense.
Perguntamos nós? Onde está a Liberdade ?! O concelho de Caminha vive tempos estranhos.
Agora, na sombra e através de denúncias anónimas contra um órgão de comunicação social registado na ERC, que não tem só uma página online, mas também um jornal em papel e uma rádio, surgem alguns que não estão a gostar que se fale Verdade ao concelho de Caminha.
Sabemos e conhecemos o processo que irá a tribunal em Junho e que envolve o anterior presidente da Câmara.
Pela leitura das peças ficamos a perceber a forma como se geria e controlava a informação da comunicação social e inclusive como eram feitos os contactos e pagamentos.
Percebemos agora que o que não se consegue controlar é para denunciar falsa e anonimamente.
Nós repudiamos este tipo de atitudes. Caminha precisa de um novo rumo.”, remata a Coligação O Concelho em Primeiro.
Recorde-se que o Jornal C – O Caminhense está a ser alvo de um bloqueio no facebook, fruto de denúncias aos nossos conteúdos, estando impedido de publicar qualquer notícia desde o final da tarde do dia de ontem. Contudo, informamos que as notícias que hoje deveriam ter sido publicadas na nossa página do Jornal C online estão publicadas na página do facebook da Rádio Caminha (https://www.facebook.com/radiocaminha).
Lamentamos as dificuldades criadas aos nossos muitos leitores.