13.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha no top 10 dos municípios com melhor presença na internet

Caminha no top 10 dos municípios com melhor presença na internet

Caminha ocupa a sétima posição no ranking global do Índice de Presença na Internet dos Municípios Portugueses (IPIC), que analisa exaustivamente os sítios oficiais dos 308 municípios. A classificação é da responsabilidade da Universidade das Nações Unidas, através da sua Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV), em parceria com o GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

O estudo tem por objetivo distinguir os 10 municípios que representam um “exemplo” das melhores práticas online. Os investigadores avaliam minuciosamente numerosos parâmetros, no universo dos 308 portais, e Caminha conseguiu excelentes resultados também a outros níveis. Destaque para o sexto lugar no critério Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidades de Utilização e para o décimo lugar em Participação. De realçar ainda que, entre os municípios até 20 mil habitantes, o nosso concelho arrecadou o quarto lugar no ranking nacional.

Esta é uma evolução excecional. Comparando os resultados em 2014, por exemplo, o estudo então realizado colocava o Município de Caminha em 84ª lugar, evoluindo em 2016 para o 75º. Os resultados agora alcançados correspondem ao esforço realizado desde então, designadamente a opção por uma estratégia que conduziu ao investimento no novo sítio oficial, online desde julho do ano passado.

“Escolhemos um caminho – projetar a Câmara Municipal para além das suas paredes, com total transparência e incentivando a participação”, disse então o presidente da Câmara, Miguel Alves, na sessão de apresentação e a propósito desta nova ferramenta, moderna, interativa, responsiva e amiga do munícipe e dos cidadãos em geral.

O investimento no novo sítio oficial foi realizado com recurso a uma candidatura, no quadro do Portugal 2020, suportando o Município 15% do custo, orçado em cerca de 25 mil euros. O novo sítio é moderno, responsivo (adapta-se aos vários dispositivos), onde os conteúdos podem ser acedidos em diversos idiomas (tradução) e que está preparado para pessoas de visibilidade reduzida.

A presença na Internet dos municípios portugueses corresponde a um trabalho continuado do GÁVEA, que este laboratório universitário já promove desde 1999. A avaliação mais recente, em parceria, é a décima realizada e o estudo e apresenta e compara resultados das avaliações anteriores. Os resultados agora revelados foram obtidos através de análises efetuadas entre novembro de 2018 e maio de 2019 aos 308 portais municipais das câmaras municipais portuguesas.

O Estudo Índice de Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019 (IPIC) está publicado online, podendo ser consultado em http://gavea.dsi.uminho.pt/publicacoes/
Os principais resultados do mesmo estudo podem ser conferidos em https://egov.unu.edu/news/news/ipic-2019.html

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares