8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasCulturaCaminha já tem teatro

Caminha já tem teatro

Uma sala de espectáculos com 150 lugares sentados acaba de abrir portas na vila de Caminha. O cine-teatro Valadares foi inaugurado esta manhã pela Câmara Municipal, ao fim de um longo processo que implicou a compra do edifício.

O caminho para a recuperação do Valadares começou com a aquisição do prédio por 300 mil euros.Numa segunda fase foi elaborado o projecto, pelo arquitecto Pedro Ramalho, também responsável pela recuperação do Teatro Rivoli, no Porto.Segundo fonte da autarquia, o projecto rondou os 90 mil euros. Foram ainda investidos 250 mil euros na aquisição de equipamentos.A obra custou 899 mil euros e foi co-financiada em 85% pelo Feder. Contas feitas, a transformação do velho Cine Teatro Valadares numa sala de espectáculos polivalente custou cerca de 1 milhão e meio de euros.

Para fazer do teatro um espaço polivalente, na área da plateia foram colocadas cadeiras amovíveis, o que vai permitir que a sala receba várias actividades, para além de peças de teatro, tais como café-concerto, salão de festas ou exposições.

A caixa de palco foi recuperada e dotada de uma estrutura cénica com as condições técnicas adequadas aos diversos espectáculos.
A recuperação incluiu ainda a instalação de um serviço de bar, com ligação directa ao exterior, de modo a que o público possa visitar o espaço, e a criação de espaços de apoio aos artistas, bem como áreas que permitam o funcionamento do próprio teatro, tais como camarins, área administrativa, instalações sanitárias e arrumos.

Aida Guerra da Silva foi uma das pessoas que a jornalista Cidália Aldeia encontrou no Valadares, que conheceu a versão original do edifício. A recuperação deste espaço cultural parece ter agradado.

Também em declarações à Rádio Caminha, o arquitecto Pedro Ramalho confessou a dificuldade em recuperar um teatro com reduzidas dimensões, fazendo tudo para manter a traça original.
Emoção foi palavra de ordem durante a cerimónia de inauguração do Valadares, realizada esta manhã. A presidente da Câmara, Júlia Paula, lembrou que foi graças à unanimidade dos autarcas do concelho em relação à importância desta obra que foi possível recuperar o Valadares.

O Valadares acaba de abrir portas, mas já tem programação cultural assegurada até ao mês de Outubro.Destaque para o concerto com Tiago Bettencourt, no dia 21 de Setembro.
O teatro Valadares foi formalmente inaugurado esta manhã, mas durante todo o dia de hoje vão multiplicar-se as iniciativas naquele renovado espaço, que pode agora ser visitado.
Para a noite, às 21h30, está agendado um espectáculo inaugural com jovens do concelho que vão interpretar êxitos musicais.Segue-se uma dramatização apresentada por jovens actores do município.
Mas antes disso, ainda durante a tarde, às 18h, o executivo camarário caminhense vai aproveitar o simbolismo da inauguração do Valadares para apresentar à população a proposta do projecto da marginal de Caminha.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares