10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Inaugurada na Gelfa Unidade de Média Duração e Reabilitação

Caminha: Inaugurada na Gelfa Unidade de Média Duração e Reabilitação

O concelho de Caminha tem mais uma valência na área da saúde. Desde ontem, que o Instituto São João de Deus – Unidade da Gelfa passa a integrar uma Unidade de Média Duração e Reabilitação, com 20 camas. “É um momento importante para o concelho de Caminha. Estou orgulhoso deste equipamento social que nos traz para um patamar cimeiro da prestação de serviços de saúde”, sublinhou Miguel Alves.

Decorreu ontem uma visita à nova Unidade de Média Duração e Reabilitação da Gelfa, que contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo; do presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves; do presidente do Instituto São João de Deus, Vítor Lameiras; do presidente da ARS – Norte, Pimenta Marinho; da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Cristina Oliveira, entre outras individualidades.

Recorda-se que este equipamento já dispunha, desde 2013, de uma Unidade de Longa Duração e Manutenção (20 camas) e agora passa a contar com a Unidade de Média Duração e Reabilitação (20 camas), com o objetivo de “dar resposta a pessoas com doenças ou processos crónicos, que precisem de cuidados clínicos e de apoio psicossocial”, assegurou o secretário de Estado.

A criação desta Unidade de Média Duração e Reabilitação destina-se a pessoas que necessitem de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, e que cumpram determinados pressupostos, permitindo uma intervenção em situações de dependência.

Esta resposta social traduz-se num investimento anual de 600 mil euros, avançou Fernando Araújo.

Para Miguel Alves, trata-se de um investimento justo no concelho de Caminha: “felicito o Governo de Portugal porque soube investir naqueles que fazem bem. É um investimento justo, faz-se justiça com estes profissionais e com o concelho de Caminha”.

Para Vítor Lameiras, este alargamento “é uma resposta de uma melhor adequação das reais necessidades da rede nacional de cuidados continuados integrados para esta área geográfica”.

Sobre a nova valência, o presidente da câmara realçou: “parabéns ao instituto, pelo trabalho meritório que tem realizado. Eu agradeço a inteligência e a perspetiva deste salto que damos agora com estas novas 20 camas numa forma de servir um pouco diferente, mas adequadas às necessidades da nossa região”.

De acordo com Vítor Lameiras: “a partir de agora, com a intervenção desta nova valência, a Unidade da Gelfa continuará, certamente, o seu caminho de excelência ao serviço de todos quantos lhe confiam os seus cuidados de saúde”.

Com esta nova resposta, “o distrito de Viana de Castelo fica mais rico com este espaço, porque está à vista de todos a Qualidade e excelência que se vive neste espaço”, realçou ainda Cristina Oliveira.

Miguel Alves sublinhou a importância dos serviços prestados: “é um privilégio poder contar com um equipamento como este, com a qualidade que este tem, o modo como serve a população, o modo como trata diariamente cada um dos utentes. Nós temos hoje aqui um equipamento que honra o concelho, a região e o país”.

Também o Secretário de Estado e a diretora do Centro distrital da Segurança Social de Viana do Castelo enalteceram o papel da Unidade da Gelfa. “Bem-haja o Instituto São João de Deus pelo seu contributo diário para a construção de um Serviço Nacional de Saúde mais forte e mais acessível a todos”, assegurou o Secretário de Estado.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares