15.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Entrada em funcionamento do ferry marca reabertura da fronteira com A...

Caminha: Entrada em funcionamento do ferry marca reabertura da fronteira com A Guarda

A reabertura das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vai decorrer esta quarta-feira, à meia-noite, permitindo a livre circulação de cidadãos dos dois países.

O Ferryboat que faz a ligação entre Caminha e A Guarda também começa a funcionar esta quarta-feira como avançou à Rádio Caminha o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves.

O ferry retoma esta quarta-feira as travessias normais mas com novas regras e medidas de segurança como explica o presidente da autarquia caminhense.

A abertura das fronteiras é uma boa notícia mas Miguel Alves lembra que a partir de agora as responsabilidades também são maiores. O autarca fala mesmo de um sentimento agridoce.

Manter fechadas as fronteiras significa segundo o presidente da autarquia caminhense, não dar oportunidade ao comércio, à restauração e à hotelaria que a continuarem assim poderão não ter dinheiro para pagar salários.

Apesar de todos os receios Miguel Alves diz estar otimista e apela ao bom senso de todfos para que tudo corra bem e não seja preciso dar passos para trás.

A fronteira luso-espanhola esteve encerrada três meses e meio devido à pandemia de Covid-19, com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços.

O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizados em todo o país. No Alto Minho, apenas estava aberta a ponte internacional que liga Valença, no Alto Minho, e Tui, na Galiza.

A 15 de junho, Portugal e Espanha acordaram a abertura de mais quatro pontos de passagem na fronteira, nomeadamente em Melgaço, Monção, Miranda do Douro e Vila Nova de Cerveira.

A partir desta quarta-feira, as seis pontes existentes sobre o rio Minho vão voltar ligar as duas regiões.

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares