A freguesia de Lanhelas comemora este domingo, dia 23 de abril, o Dia de Lanhelas com diversas atividades.
As comemorações arrancam este sábado com a apresentação da peça de teatro “Terra de Heróis” pelo Grupo de Teatro da freguesia de Lanhelas. O espetáculo está marcado para as 21 horas na Casa do Povo de Lanhelas.
No domingo o dia será assinalado com um concerto pela Sociedade Musical “Banda Lanhelense” que terá lugar no Largo de São Sebastião se as condições climatéricas assim o permitirem. Em caso de chuva o concerto realiza-se no edifício da Casa do Povo.
“Aos 23 dias do mês de abril do ano de mil seiscentos e quarenta e quatro, dia de S. Jorge: veio o inimigo co oito barcos pequenos a esta freguesia de Lanhelas no quarto d’alva, o qual veio avistando a Estacada e descendo com embarcações para baixo, chegou numa barca a terra na Boalheira do alto, e a gente desta freguesia com o seu capitão António d’Azevedo, e gente de Vilar de Mouro a peito descoberto lhe tiveram o encontro valerosamente e não tão somente os fizeram retirar, como captivaram uma barca do tamanho das de Lapella e dous capitães, chamados o capitão TORO e o capitão D.Jorge, e dous alferes, e trinta e quatro galegos vivos, e deles bem feridos; e dez gallegos mortos que eu João Alves Soutello, vigário desta freguesia enterrei nas costas da capella mor; com perda desta freguesia de três mancebos solteiros, e um homem casado, e dous membros feridos, que ficaram com vida, o que tudo por ser verdade puz memoria neste livro que assinei, dia, e mês e era ut supra.
João Alves Soutello”.
In: Monografia do Concelho de Caminha
Lourenço Alves
É neste dia, 23 de abril que se assinala a corajosa intervenção dos homens de Lanhelas nas guerras da independência de 1640. O Cruzeiro da Independência marca esse feito histórico. Sobreposto a um velho moinho de vento, este monumento destina-se a comemorar a célebre data de 23 de abril de 1644, em que os habitantes de lLnhelas se defenderam, com galharda, da investida espanhola.