15.3 C
Caminha Municipality

Caminha: “Democracia no concelho permanentemente atacada pelo presidente da Câmara” – Idalina Fernandes

Data:

O recurso “reiterado e recorrente” por parte de Rui Lages, Presidente da Câmara de Caminha, de decisões tomadas por si que depois têm que ir a reunião de Câmara para ser ratificadas pelos restantes vereadores, mereceu duras críticas da vereadora Idalina Fernandes da Coligação OCP. A eleita, que tem vindo a chamar a atenção para esta situação em anteriores reuniões, fez questão de na última reunião de Câmara trazer consigo a lei para, como referiu, “se ficar a saber de uma vez por todas quais são os poderes desta Câmara e os poderes que são concedidos ao presidente para se substituir ao órgão”.

Segundo Idalina Fernandes as ratificações são para ser utilizadas em situações excecionais e não de forma reiterada como faz o presidente da Câmara de Caminha.

 

Para a vereadora da OCP, Rui Lages está constantemente a chamar a si poderes que não lhe competem, uma atitude que Idalina Fernandes considerou “um ataque à democracia”.

 

E sempre que venha a reunião de Câmara uma ratificação que não se enquadre numa situação excecional, a vereadora da oposição garante que irá citar e explicar a lei até que o presidente a interiorize e a coloque em prática.

 

Assim, todas as propostas de ratificações que constavam da ordem de trabalhos da última reunião de Câmara e que eram: “Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para realização das festividades em honra de Nossa Senhora do Amparo – ratificação; Ratificação do despacho de intenção de declaração de caducidade da decisão de adjudicação – “Concurso Público do Serviço Público de Transporte de Passageiros nos Municípios do Minho” e “Ratificação da declaração de caducidade da decisão de adjudicação – “Concurso Público do Serviço Público de Transporte de Passageiros nos Municípios do Minho”, mereceram o voto contra dos vereadores da Coligação OCP.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...