17.4 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 19 Março, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: Corso carnavalesco na noite de 3 de março fecha a vila...

Caminha: Corso carnavalesco na noite de 3 de março fecha a vila durante dois dias

O desfile de carnaval noturno, a aposta da Câmara de Caminha há mais de 10 anos para celebrar o Carnaval, vai fechar as principais artérias da vila e condicionar o trânsito e o estacionamento durante dois dias, do final da tarde de domingo até à madrugada de terça-feira. Na última reunião camarária de 19 de Fevereiro, a Coligação O Concelho em Primeiro (OCP) disse não concordar com a proposta, por ser demasiado tempo de condicionamento para um evento que se realiza durante apenas algumas horas da noite de segunda, 3 de Março. Para Rui Lages, presidente da Câmara de Caminha, estes condicionamentos têm de ser feitos desta forma para garantir a segurança durante a montagem dos palcos e bancadas e os lugares de estacionamento reservados são para os camiões e autocarros que vão trazer milhares de pessoas ao concelho.

Nuno Valadares E Liliana Silva 19 Fev 2025

Liliana Silva, vereadora da oposição, diz não entender porque se condiciona e suspende o trânsito desde as 17 horas de domingo para uma noite só (segunda 3 de março), e também não entende porque uma vez mais não foram criadas alternativas de estacionamento para quem queira visitar o concelho nesses dias.

 

Liliana Silva não concorda com todos estes condicionamentos durante tanto tempo e que os comerciantes e empresários não tenham sido novamente consultados.

 

Rui Lages 19 Fev 2025 3

Rui Lages, presidente da Câmara Municipal de Caminha, reforçou a necessidade de alargar este período de suspensão e condicionamento de trânsito para a preparação de toda a logística do evento, com montagem do cenário, do palco e das bancadas. Quanto aos lugares de estacionamento reservados, o autarca diz esperar autocarros e camiões com milhares de pessoas para festejar o carnaval em Caminha, o que, garante, compensará os constrangimentos.

 

Liliana Silva aproveitou para lançar um repto ao executivo: perguntar aos comerciantes quanto vão ganhar com esta noite de carnaval e quanto vão perder pelo facto de “não haver estacionamento em lado nenhum” e o trânsito estar completamente condicionado, isto porque “as pessoas que vêm ao desfile noturno chegam às 8 e meia da noite, não tomam sequer uma água no café, assistem a todo o corso, e no final pegam nos carros e vão embora”, apontou.

 

Carnaval Caminha 3

Em resposta, Rui Lages disse terem havido reuniões com hotelaria e restauração, inclusive no dia da reunião de câmara, e também com os empresários noturnos duas semanas antes, pelo que “a articulação empresarial está a ser feita”. Quanto à forma como as pessoas usufruem do evento, o edil diz ter havido uma ocasião em que presenciou gente (“famílias inteiras”) sentada nas bancadas às 17 horas a reservar lugares para assistir ao desfile noturno. Para Rui Lages, esta é uma aposta ganha do município.

 

Liliana Silva sugeriu mudar o corso para o dia de Carnaval, terça-feira, para atrair as pessoas para o concelho durante o dia todo, pois assim ficariam para almoçar ou jantar na restauração em Caminha. Para a vereadora da OCP, era importante fazer uma avaliação a este formato, com dados concretos, para perceber se há necessidade de alterar ou ajustar a forma como é feito e o dia em que se realiza.

 

O presidente da Câmara diz não ser verdade que não se venda uma garrafa de água nas pastelarias no dia do corso, e que o feedback que recebe das pessoas, inclusive dos comerciantes, é positivo, que lhe perguntam todos os anos, por exemplo, se os espanhóis sempre vêm, “porque trazem muita gente”.

 

Nuno Valadares 19 Fevereiro 2025

Nuno Valadares, da Coligação O Concelho em Primeiro, também não concorda com tantos condicionamentos de trânsito e estacionamento durante tanto tempo, e voltou a apelar ao executivo que faça uma avaliação interna e externa, um relatório evento a evento, para perceber se esta aposta compensa ou não.

 

Posta a votação, a proposta foi aprovada com quatro votos a favor da maioria socialista e dois contra da Coligação O Concelho em Primeiro.

O trânsito e o estacionamento no concelho de Caminha voltam assim a estar condicionados durante dois dias para a realização do desfile noturno, desde a tarde de domingo, dia 2 de março até às 4 da manhã de dia 4 de março.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares