O Capitão do Porto de Caminha, representante local da Autoridade Marítima Nacional, informa que se prevê um agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias.
A previsão, com base nos dados disponíveis, aponta para o agravamento do estado do mar, prevendo-se:
AVISO | PERÍODO | ESTADO DO MAR |
AMARELO | 07JAN (06:00) – 09JAN (18:00) | Ondas de noroeste com 4 a 5 metros |
Fonte: Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)
Recomenda-se, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio, a adoção de medidas de segurança e de precaução suplementares, até que as condições de mar sejam mais favoráveis.
À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras, aconselha-se que seja assumida uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.
Aconselha-se particularmente aos pescadores lúdicos de pesca à cana, que assumam maior cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que em condições extremas o mar poderá alcançar zonas aparentemente seguras.
Recomenda-se ainda a toda a comunidade, evitar praticar atividades relacionadas ou próximas do mar, nomeadamente desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitar o estacionamento de veículos próximo da orla marítima, assim como, manter uma especial atenção às informações da meteorologia e às indicações das autoridades de segurança.
MEDIDAS EM VIGOR:
- Barras do Porto de Caminha e de Vila Praia de Âncora, de momento, abertas a toda a navegação, mantendo-se a situação em acompanhamento contínuo;
- Aberta a navegação em toda a extensão do Troço Internacional do rio Minho.
MEDIDAS A IMPLEMENTAR:
- Manter a monitorização continua e atenta da situação;
- Dependendo das condições de agitação marítima, fechar as barras do Porto de Caminha e de Vila Praia de Âncora a partir do final do dia de hoje, mantendo-se a situação em acompanhamento contínuo;
- Interditar o acesso pedonal aos molhes do portinho de Vila Praia de Âncora.
RECOMENDAÇÕES:
- Redobrar a atenção junto à orla costeira e zonas ribeirinhas, nomeadamente em praias expostas ao mar e sujeitas ao efeito da rebentação.
- Reforçar a vigilância das amarrações das embarcações atracadas ou fundeadas/amarradas.
- Garantir a adequada fixação de estruturas ou equipamentos que possam ficar expostas ao efeito do vento e mar.
- Acautelar a remoção, para locais seguros, de embarcações varadas em locais que possam ser afetados pela ação do mar ou do rio.
- Primar por uma postura de segurança e de precaução ativa, não assumindo comportamentos de risco.
- Acompanhar o evoluir da situação meteorológica.