Caminha: BE reúne com pescadores de Vila Praia de Âncora

Data:

A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda, reuniu ontem, 24 de julho, com a Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora.

Em nota de imprensa, o BE explica que “a reunião teve como ponto principal a remodelação do portinho de Vila Praia de  Âncora, reivindicação, com aproximadamente uma década, dos pescadores de Vila Praia de Âncora, e que recentemente, foi posta em causa.

O assoreamento do porto de pesca de Vila Praia de Âncora é um problema que se arrasta há anos, sem que os sucessivos governos atuem de forma célere para que sejam realizadas as necessárias intervenções para garantir as condições para a navegação em segurança. As más condições de navegabilidade no porto de pesca têm impedido os pescadores de sair para o mar em muitos dias nos quais as condições climatéricas são propícias para a sua atividade. Esta situação resulta na redução dos rendimentos dos pescadores e das suas famílias e impede a chegada de pescado fresco à lota local com maior frequência.

A 7 junho de 2024, a dois dias das eleições Europeias, numa reunião com a Secretária de Estado das Pescas, em que esteve presente Liliana Silva, da coligação O Concelho em Primeiro (PSD, CDS, Aliança e PPM), foi garantido aos pescadores e comunicado pela própria coligação de que no Governo “tudo estão a fazer para resolver esta questão, deixando-nos o compromisso que conseguirão submetê-la corretamente, de forma a ser aprovada e não permitirem mais atrasos.”. Ora, é inexplicável como pouco mais de um mês depois, se dê o dito por não dito, e o projeto volte, uma vez mais, à estaca zero”.

Para o Bloco de Esquerda, este projeto deveria ser “prioritário para o desenvolvimento da região, já passou por várias fases, de estudos a apresentações de maquetes. Todo este processo é demonstrativo do esquecimento, falta de interesse e pouco conhecimento das características do Alto Minho, que os sucessivos governos e executivos têm tido em relação à nossa região”.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Diáspora Portuguesa reuniu com o Presidente da República para debater os desafios do País

A Rede Mundial da Diáspora Portuguesa, liderada pelo caminhense António...

Viana do Castelo: Bairro da Criança toma conta do centro histórico de sábado a segunda-feira

Bairro da Criança toma conta do centro histórico de...

Arcos de Valdevez: Sistelo recria cavada e sementeira de milho branco e feijão tarrestre

A câmara e Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez...

Viana do Castelo: Encontro reúne 300 elementos de 15 grupos Ball de Bastons e Ball de Pastorets

Viana do Castelo vai ser palco entre sexta-feira e...