8.8 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 17 Janeiro, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaCaminha: BE foi o único partido da AM a votar contra a...

Caminha: BE foi o único partido da AM a votar contra a descida do IMI por ser “muito insuficiente”

A proposta foi aprovada pela maioria socialista com a abstenção da OCP, que considerou "inócua".

A descida do IMI de 0,41% para 0,40%, foi aprovada por maioria na última reunião da Assembleia Municipal realizada no passado dia 20 de dezembro.

Apesar de aprovada, a proposta socialista mereceu críticas da oposição tanto à direita como à esquerda. Para a coligação de direita, O Concelho em Primeiro (OCP), trata-se de uma medida eleitoralista e uma descida que mais parece “uma afronta aos caminhenses”. Para o Bloco de Esquerda trata-se de uma descida “muito insuficiente” com um propósito propagandístico “sem um efetivo efeito na vida dos caminhenses”.

Opinião diferente manifestou a bancada do Partido Socialista que sublinhou o facto de pelo segundo ano consecutivo a Câmara estar a baixar este imposto.

Luis Alexandre

A primeira intervenção sobre este ponto da ordem de trabalhos coube ao deputado Luís Alexandre da Coligação OCP que considerou a proposta da Câmara um mero escrito à mão sem qualquer sustentabilidade financeira. A OCP fez as contas à descida proposta pelo executivo e explica que a mesma representa ao fim do ano para cada caminhense, o equivalente a 5 cafés ou 3 litros de gasolina, ou até mesmo 1 quilo de costeletas de porco. O deputado lembrou ainda que Caminha é o concelho que mais IMI cobra aos munícipes. Apesar de a considerarem inócua, a proposta mereceu a abstenção da direita.

 

Para o Bloco de Esquerda a descida proposta pelo executivo socialista ficou aquém das expetativas, e por isso mesmo mereceu o voto desfavorável do deputado Abílio Cerqueira. É uma descida “muito insuficiente”, referiu.

 

Carlos Carrilho 2 1

Carlos Carrilho da bancada socialista defendeu a proposta do executivo sublinhando o facto de ser a segunda descida consecutiva. “Uma descida ponderada, racional que vai beneficiar os munícipes do concelho sem colocar em causa as finanças do município”.

 

Ass Mun 20 Dez 2024 Rui Lages 2

Também Rui Lages, presidente da Câmara de Caminha, fez questão de tecer algumas considerações em relação a esta proposta. Para o autarca a oposição ainda não percebeu a estratégia em relação à questão do IMI.

 

Posta à votação, a proposta apresentada pelo executivo socialista para a descida do IMI foi aprovada com 22 votos a favor, 12 abstenções e 1 voto contra.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares