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Quarta-feira, 26 Junho, 2024
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Caminha: Apagões são uma constante na vila de Caminha

Para a oposição, coincidem "estranhamente" com a realização de eventos no Centro Histórico.

Na passada sexta-feira, dia 7 de Junho, por volta das 19 horas, devido às trovoadas que se fizeram sentir, Caminha ficou às escuras durante poucos minutos. Mas a luz nem sempre falha devido a trovoadas. Estranhamente, os cortes de energia na vila de Caminha raramente coincidem com o mau tempo.

Os dois últimos grandes “apagões”, que afetaram toda a vila de Caminha, não resultaram de mau tempo. Falamos do corte de luz geral que aconteceu no dia 4 de maio das 8 da manhã às 9h29 e no dia 1 de Junho, das 7 da manhã às 8h48. Em ambos os casos, Caminha ficou às escuras durante mais de uma hora, para prejuízo de comerciantes e moradores.

Cortes Energia 4 Mai 1 Jun

Estes cortes recorrentes de energia foram questionados na última reunião de câmara do passado dia 5 de Junho. A vereadora Liliana Silva, da Coligação O Concelho em Primeiro (OCP), alertou o executivo que, “estranhamente”, os cortes de energia coincidem com a realização de eventos que obrigam a ligações temporárias à rede pública da corrente elétrica.

Liliana Silva perguntou se a Câmara tinha conhecimento destas situações.


Relativamente a esta pergunta, o presidente da Câmara, Rui Lages, nada disse.

Recorde-se que também o Centro histórico de Caminha ficou às escuras durante vários dias no período da última semana santa.

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Também em Dezembro do ano passado faltou a luz numa manhã de sábado, dia escolhido pelo município para iniciar a instalação da iluminação de natal, já colocada nas restantes localidades do distrito de Viana do Castelo, deixando uma boa parte dos estabelecimentos e moradores sem luz durante aquela manhã.

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No dia 4 de Junho, o Jornal C – O Caminhense contactou via telefone a E-Redes, empresa responsável pela iluminação pública, acerca destes cortes de energia. A informação que nos deram é que se tratou, em ambos os casos, de uma avaria geral na rede de média tensão. O motivo ficou por apurar.

 

Procedemos então ao envio de um formulário com os números das ocorrências, de forma a obter mais detalhes acerca destas avarias. Até ao momento não obtivemos resposta.

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